PRISÃO DE ORTOPEDISTA CRIA IMPASSE ENTRE CLASSE MÉDICA E MPE


O promotor de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (PME/RJ), Marcelo Lessa, disse que se algum paciente morrer ou o estado de saúde se agravar por causa do não atendimento, o médico será preso por homicídio doloso. A afirmação foi feita depois da publicação da nota: “Um grito de socorro em favor da dignidade na saúde”, na edição desta sexta-feira (11) da Folha da Manhã, onde 32 médicos se posicionam insatisfeitos com o descaso das entidades de classe em não apoiar juridicamente o ortopedista Hugo Manhães Arêas, que foi preso na ultima terça-feira (8) suspeito de cobrar consulta a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta sexta (11), advogados do ortopedista protocolaram pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça, mas terão que aguardar autuação (distribuição).

— Lamento que a classe médica se mobilize em apoiar um crime que prejudique a sociedade. Vamos reagir a altura. Não vou me intimidar, pois meu compromisso é com a população — declarou Lessa que reafirma que se houver paralisação e omissão de socorro os médicos estarão sujeitos à prisão em flagrante “Que tal episódio não ocorra, até mesmo porque omissão de socorro que desencadear para morte vai ser constituído como homicídio doloso”, ressaltou o promotor.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos onde aconteceu a prisão de Hugo, disse que não vai polemizar a situação, mas aguardar o desenrolar da Justiça. “Além do atendimento do SUS também temos o social. A opção do atendimento social é do paciente que não quer aguardar o agendamento do SUS. Quanto ao que ocorreu no flagrante, a Justiça é que vai dizer”, disse Benedito.

Fonte: Folha da Manhã (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Já não basta um médico mal caráter, todos os outros tem que demomonstrar solidariedade ao mesmo... Mas isso deve ter razão de ser, até pq, qq um desses poderia estar no lugar do tal que foi preso. Que vergonha...........

    ResponderExcluir
  2. e uma vergonha, nosso povo e que paga pelos erros dos outros

    ResponderExcluir