TRÉPLICA SOBRE A RAIVINHA DA PROCURADORA SANDRA BRITO


Considerações sobre a raivinha da procuradora Sandra Brito

Entendo a raivinha e, daí, o baixo nível (se fosse na rua, seria barraco") da resposta da procuradora da Prefeitura Sandra Brito, neta de "seu" Brito, de Cardoso Moreira, distrito de Campos que tornou-se município ilegalmente, aos meus argumentos sobre sua exposta indignação com a desobediência civil da prefeita.

Não a conheço e sequer sabia que era amiga de Jane Nunes. Para ela, sou blogueiro de coleira que, sob o cabresto, não sei de nada. Nem mesmo que ela deu parecer contrário ao pedido de Jane para, "simplesmente", torná-la efetiva sem que sequer fosse contratada. Fez muito bem, aliás, porque a solicitação da jornalista era absurda. Mas, cumprindo seu dever, foi contra. Resposta a um questionamento meu.

Mas diz, adiante, em seu texto com o veneno que ainda deve escorrer de sua boca, que pelo tempo, o ato ilegal da efetivação já deve ter caído como jacas podres e a moça ganhou, assim, de um governo sério como o de Mocaiber, um emprego seguro. Talvez até tenha recebido os "atrasados". Ou seja, se o ato ilegal ganhou pela prescrição, então, está tudo bem. Afinal, o cumprimento do prazo é mais importante que a Justiça.

Mas tudo bem. Até o direito de pregar a moralidade a Jane se dá e, com base no texto da procuradora sua amiga, o que importa é a suposta imoralidade dos outros, a suposta ilegalidade cometida pelos outros. Não sei a idade dessa moça, mas se é "neta de 'seu' Brito", não está tão velha como eu. Mas, se tiver filhos, imagino o que anda lhes ensinando...


Para buscar a tangente, como faz todo fraco, além de tentar me desqualificar com adjetivações usadas pelos blogueiros de viseira de burro, diz que concursado não pede demissão, as sim, exoneração. É para rir. E, fingindo uma coragem que não deve ter, muito mais fruto da raiva que vai tirar seu sono, diz que suas opiniões são próprias (nem achei que fossem de outros) e responderá por elas. E põe fim ao que considera uma celeuma: "para mim o assunto está encerrado, os cães ladram e a caravana passa."

Não vou cobrar perfeição lingüística e/ou idiomática de textos de blogs, nem de escritos "nas coxas". Mas já que a nobre procuradora, neta de 'seu' Brito de Cardoso Moreira, tentou uma ironia com "demissão" e "exoneração", vou dar o corretivo. O certo é: "para mim, o assunto está encerrado. Os cães ladram e a caravana passa". Ou "para mim, o caso está encerrado; os cães ladram e a caravana passa".
Mas encerrado como, cara senhora? Não acha cômodo demais expor sua opinião, buscando ferir a moral e a honra alheia e dizer: "ponto final" ? Pimenta de Cardoso Moreira nos olhos dos outros é refresco, hein? A nobre procuradora provocou dois "blogueiros de coleira" e buscou ofender um governo que em nada se compara ao que a senhora, no mínimo, serviu calada, omitindo-se. Classifica o nosso governo de governículo, como a dizer: o de Arnaldo e Mocaiber, defendidos pela minha amiga Jane Nunes com unhas e dentes, eram governaços e diz: "o caso está encerrado"?

Pelo visto a senhora não tem tutano para um debate público, no campo político. Então, deveria ter pensado melhor e continuado omissa. Buscou a rede para ferir pessoas, então, não diga "caso encerrado". E, ao externar sua opinião, com tanta ênfase, contrária à desobediência civil, deixou desvelado o seu olhar de reprovação aos colegas que calaram-se. Ao considerar que a atitude da prefeita deveria ser reprovada e buscar a rede social para externar o que supôs ser correto, quis dizer aos seus pares: "vocês, que não mostram a indignação, estão incorretos, corroborando com um ato ilegal"; e mais: "eu, que sou neta de 'seu' Brito de Cardoso Moreira não sou frágil e omissa como vocês". Quanta coragem!

Não vou comentar seu tangenciamento no que se refere à acusação de omissão aos seus colegas, quando diz que não sabemos interpretar textos e somos, portanto, analfabetos funcionais. É isso mesmo que a senhora quis dizer; "analfabetos funcionais?" O que é que a função tem a ver com a interpretação de textos? E a senhora, sabe mesmo interpretar textos? Se sabe, gostaria de conhecê-la e, publicamente, interpretarmos um texto. A senhora escolhe o texto que quiser e eu, claro, escolho o que achar conveniente para a ocasião. O chamamento: "Procuradora concursada, neta de 'seu" Brito de Cardoso Moreira e blogueiro de coleira no desafio de interpretação de textos". Título grande, mas esclarecedor.

Para concluir esta postagem, uma perguntinha que não quer calar: quando a senhora disse que quem precisa se aperfeiçoar "sãos os técnicos do governículo", refere-se aos procuradores não concursados? Ou a todos os técnicos do "governículo"?

Fonte: Blog do Jornalista Avelino Ferreira (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário