INTERNET GRÁTIS NAS PRAÇAS DE CAMPOS


A partir do mês de agosto, a população de Campos vai poder contar com internet gratuita em 13 praças espalhadas pelo município. A informação é do gerente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal. Segundo ele, o benefício só foi possível com a instalação da chamada “Info Via”, com 50 km de fibra ótica circulando pelos principais pontos de município. A obra foi concluída no último sábado (30) e as possibilidades que ela trará vão desde a interligação das unidades gestoras do governo e a criação das praças digitais, até a conveniência de marcar consultas médicas sem precisar ir a uma Unidade Básica e Saúde (UBS) além da transmissão de dados e conhecimento entre todas as universidades públicas e privadas do município através de videoconferências, futuramente.

De acordo com Ranulfo, o projeto foi licitado em 2011, ainda na gestão de Robson Colla, que idealizou e projetou a instalação de 38 fibras óticas formando uma espécie de anel com 50 km de extensão. Esse anel, concluído na última semana, interliga todas as 43 unidades gestoras e secretarias municipais, além de passar por todas as universidades e principais pontos com maior aglomeração de pessoas, desde o Hospital Geral de Guarus (HGG), o 56ª Batalhão de Infantaria, o Hospital Ferreira Machado (HFM), até o Shopping Estrada, a Fundenor, o Centro e o Cidac. Dentro desse limite estão incluídas 13 praças, que, no final de julho, serão denominadas “Praças Digitais”, com a implantação de internet wireless gratuita, como a Praça São Salvador, o Jardim São Benedito, a Praça do Liceu, a Praça do Senai, a Praça do Parque Universitário, do Parque Santo Amaro, a Praça da Lapa, a Praça Azeredo Coutinho, a Praça Santo Antônio, em Guarus, entre outras.

Ranulfo diz que o acesso à rede não terá custo à população, mas será necessário realizar um cadastro antes de navegar.
— Vai ser implantado um portal, na qual o usuário realizará um cadastro com os dados para o controle do sistema. A partir disso, nós enviamos para essa pessoa um email com login e senha para que ela utilize a internet nas Praças Digitais. O conteúdo será monitorado e alguns sites serão bloqueados, para evitar que haja problemas de segurança e, inicialmente, a rede deverá ter 2 gigabites de velocidade — explicou o gerente do Cidac.

Ranulfo Vidigal afirma ainda que o projeto deve entrar no Plano Nacional de Banda Larga, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, do Governo Federal, que tem como principal objetivo massificar, até o ano de 2014, a oferta de acessos de internet banda larga para a população poder usufruir do serviço. “O objetivo é fazer com que sejamos referência para outras cidades”, falou.

Fonte: Folha da Manhã e Blog Ralfe Reis / Foto: Ilustrativa (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Mto bom isso hein..Mas é um risco né, pois os delinquentes de plantão vão tirar proveito disso...ah você duvida?

    ResponderExcluir