'LIXÃO' DE FENEMÊ REVOLTA POPULAÇÃO DE SÃO FIDÉLIS


Há mais de ano que se encontra em discussão o projeto do aterro sanitário a se instalado em uma área adjacente na localidade de Pureza - 3º distrito de São Fidélis. Entretanto, os moradores da localidade estão revoltados e questionam o impacto ambiental que os lençóis freáticos poderão sofrer com possíveis riscos de contaminação.  Inicialmente, seriam oito municípios que fariam parte desse consórcio do lixo, mas de acordo com as informações o número de cidades que despejarão seus lixos na área será de quinze, o que ampliou ainda mais a polêmica, além  da maioria da população ser contra a instalação do aterro na referida localidade.


Por ser um projeto que envolve parceria do governo do estado com as prefeituras dos 92 municípios, e, ainda assim, para que o projeto possa ser definido dependerá também de aprovação da Câmara de vereadores, o que já está marcado para entrar na pauta de votação na próxima segunda-feira (01/04).

In tese, o Governo do Estado criou o programa "lixão zero" com a finalidade de acabar com todos os lixões que se encontram espalhados por diversos municípios do estado até 2014, o qual propõe Projetos de Engenharia para implantação de Centros de Tratamento e Destinação de resíduos (CTDR).

Neste caso, o estado entra com recursos através de parceria com os 92 municípios fluminenses para acabar com todos os lixões, de modo a transformá-los em aterros sanitários para a recepção de todos os lixos descartados, resíduos sólidos nesses aterros ou centrais de tratamento do lixo e com plantas de aproveitamento energético, ou seja, transformar em energia o gás metano gerado pela decomposição do lixo.

Para conhecer na íntegra o projeto do lixão zero, acesse:

http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=828570



*Reprodução do Site São Fidélis RJ (AQUI) / Foto: Vinnicius Cremonez 






←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Para os mau informados,não trata-se de um lixão e sim um aterro sanitário.

    ResponderExcluir