PSF - Equipes de saúde da família não cumprem a carga horária



Além dos desvios milionários, o Sistema Único de Saúde (SUS) é corrompido por informações falsas em seus cadastros, que permitem a médicos manter o credenciamento em até 17 unidades de saúde, e abrem brechas para o comércio de CPFs com o objetivo de burlar as regras do Programa Saúde da Família (PSF).

Como revela reportagem de Roberto Maltchik, publicada pelo GLOBO nesta segunda-feira, as irregularidades prosperam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e suas consequências ficam explícitas em relatórios do próprio governo.

Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), em mais de 40% dos municípios, as equipes de saúde da família não cumprem a carga horária. Em 36,5% das 982 cidades fiscalizadas de 2004 a 2009, o atendimento foi considerado deficiente.

Nos cadastros do SUS, o psiquiatra Klecius Ramos Mota, de Cocal (PI), é onipresente. Ele tem 17 vínculos, dos quais 16 seriam com o SUS em duas cidades do Piauí e um no Maranhão. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 34,14 horas diárias, sete dias por semana. Já o médico Antônio Nivardo Vieira trabalharia 21,7 horas diariamente, com seus 13 vínculos e 152 horas de trabalho semanais.

Fonte: O Globo

POR ISSO O GOVERNO ROSINHA TEM SIDO TÃO PRUDENTE NA REATIVAÇÃO DO PROGRAMA PSF EM CAMPOS!!! (ENQUANTO OPOSITORES PEDEM AGILIDADE, SEM QUALQUER COMPROMISSO COM AS IRREGULARIDADES QUE PODEM VIR A SURGIR, SE NÃO TOMADA AS DEVIDAS PRECAUÇÕES, COMO FOI EM GESTÕES ANTERIORES)


Siga no Twitter: www.twitter.com/AMoscaAzul
←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. e uma vergonha tudo isso, politica suja

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Vcs não foram ao desfile na Av. 28 de Março hoje não? Tava doido pra ver algumas fotos aqui. Que pena.

    ResponderExcluir
  3. Se esse fosse um problema exclusivo do PSF ainda estaria bom, visto que, isso acontece em praticamente todas as unidades públicas de saúde, e os motivos são muitos,como baixa remuneraçao (nao é o caso do PSF), estrutura fisica precária, número reduzidos de profissionais para altas demandas, entre outros.

    ResponderExcluir