PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO (PSD) PODE NÃO SAIR DO PAPEL


Relatora do pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Nancy Andrighi (foto) indeferiu solicitação do partido em formação para que fosse reconsiderado despacho em que concedeu mais dez dias de prazo para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) opine sobre o pedido de registro da legenda.

A ministra encaminhou ao Ministério Público o pedido de registro do estatuto e do diretório nacional do partido para parecer no dia 1º de setembro. Na última sexta-feira (9), a pedido do MPE, a relatora concedeu mais dez dias de prazo para que se manifeste.

Decisão

Ao manter sua decisão que prorrogou o prazo de exame do pedido de registro do PSD pela Procuradoria Geral Eleitoral, a ministra Nancy Andrighi destaca que “o prazo devolvido ao Ministério Público Eleitoral é de até 10 (dez) dias, considerando as razões anteriormente mencionadas”.

“Por outro lado, estou certa de que a Procuradoria Geral Eleitoral manifestar-se-á com a costumeira precisão e celeridade, valendo-se do apurado senso de responsabilidade de que dispõe”, afirma a relatora.

Sobre a alegada preclusão do debate referente às supostas fraudes na coleta de assinaturas em apoio à formação do partido, a ministra afirma que a questão está presente nas impugnações ao registro da legenda, e será apreciada oportunamente.

“Por fim, saliento que a Justiça Eleitoral observará rigorosamente os ditames legais na condução deste processo para que não haja prejuízo a nenhum dos interessados”, finaliza a ministra Nancy Andrighi.

Pedido de reconsideração

No pedido de reconsideração, o PSD afirma que a extensão do prazo em mais dez dias é excessiva, tendo em vistas as razões que levaram à decisão. No caso, os motivos seriam um suposto prejuízo decorrente da retirada dos autos para a juntada de documentos durante o curso do primeiro prazo dado e a necessidade de análise meticulosa pelo Ministério Público dos documentos que instruem do processo.

Sustenta o PSD que os autos do processo jamais saíram do prédio do TSE “onde o Ministério Público Eleitoral possui espaço próprio e pessoal muito qualificado”, Além disso, informa que os autos permaneceram fora da Secretaria do Ministério Público Eleitoral por 4 horas e 55 minutos, sem prejuízo algum para a sua apreciação no prazo legal. Acrescenta que, por meio das petições que motivaram a retirada dos autos da Secretaria do MPE, foram juntados diversos documentos necessários ao registro do partido.

Sobre a necessidade da Procuradoria Geral Eleitoral em fazer uma análise meticulosa do extenso volume de documentos do processo, o PSD afirma que os autos são volumosos por causa das certidões que comprovariam mais de 613 mil apoios recebidos para a criação da legenda, regularmente conferidos pela Justiça Eleitoral.

Segundo o PSD, a legítima preocupação do Ministério Público sobre as denúncias de supostas fraudes na coleta de assinaturas em apoio à criação da legenda já estaria superada pelas próprias certidões emitidas pela Justiça Eleitoral, após o prazo de impugnação, estando, portanto, preclusa essa questão.

Afirma ainda a legenda em formação que a devolução dos autos ao Ministério Público Eleitoral por dois ou três dias seria suficiente para a análise, sobretudo diante da possibilidade de “irreparável prejuízo ao partido político”.

Fonte: TSE (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

5 comentários:

  1. si deu mal, agora esses deputados vão pensar antes de sair do partido, se sair perderam os mandatos

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk bem feito traidores

    ResponderExcluir
  3. Voces estão morrendo de medo do RH ganhar a prefeitura. Parem de secar o PSD e disputem mano a mano. Pelo visto voces não acreditam na pesquisa que sua candidata tem 65% de intenção de votos.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk..... vai Rosinha parte pra dentro, desse traidor.

    Fernanda de Baixa Grande

    ResponderExcluir
  5. confio em vc Rosinha, nois melheres estamos unidas pra valer, força mulherada. Roberta Penha

    ResponderExcluir