URGENTE:INCÊNDIO EM SÃO FRANCISCO


Um incêndio de grandes proporções está atingindo a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. De acordo com a técnica florestal do INEA, Amanda Carneiro de Oliveira, que estava próxima a mata, o incêndio foi descoberto por acaso, numa visita de rotina de fiscalização na área, na manhã desta quarta-feira (21/09), por volta das 8 horas.

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do INEA estão tentando controlar o fogo. “Já acionamos o Corpo de Bombeiro de Campos, acionamos o INEA do Rio de Janeiro para vir com uma equipe de guarda parque, combate a incêndio florestal”, disse a técnica ao Blog ao Paulo Noel.

Amanda informou ainda que o Corpo de Bombeiros pediu para acionar a Defesa Civil para ver se há necessidade de trazer o helicóptero. “Mas claro que tem que vir um helicóptero, porque o fogo está na parte do brejo e da taboa e só o helicóptero para combater o incêndio”, garantiu Amanda que estava com um rádio comunicação monitorando o incêndio em contato com a equipe do INEA.

O jornalista Paulo Noel também descreveu, em seu blog a cena de quando a equipe chegou ao local, por volta de meio dia desta quarta-feira (21/09). “O cenário era de destruição e parecia estar fora de controle. A preocupação eram as chamas chegarem à floresta onde estão plantadas árvores de madeira de alto valor econômico como a peroba, o araçá, braúnas e óleo vermelho”, disse Paulo Noel.

Existe próximo a floresta, dois pontos de incêndio e, segundo a técnica do INEA, com a mudança do vento pode direcionar as chamas para a floresta e causar ainda maior destruição.

Morador há 50 anos no local, Rael das Neves Mendes disse que é difícil acontecer este tipo de incêndio, mas ele atribuiu o fogo a seca que atinge o local, ele não acredita que tenha sido um ato criminoso. “Pode acontecer de ter sido uma ponta de cigarro”, disse.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE GUAXINDIBA
Segundo o site do INEA a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba foi criada através do decreto 32 576 de 30 de dezembro de 2002, e situa-se na porção Nordeste do Estado do Rio de Janeiro, no município de São Francisco de Itabapoana, sendo de posse e domínio público, e, tendo como objetivos a preservação da natureza e a realização de pesquisas cientificas, não sendo permitida a visitação pública, exceto quando com propósitos educacionais.

Suas terras e matas estão localizadas nos domínios da Fazenda São Pedro de Alcântara. É também conhecida no município, comunidades de entorno, e, nacionalmente, como Mata do Carvão, devido à grande quantidade de fornos de carvão que no seu interior existiam. Na década de 60 possuía mais de seis mil hectares de mata, na década de 80, já havia sido reduzida para aproximadamente três mil hectares. Possui vegetação nativa característica da Mata Atlântica, classificando-se com Floresta Estacional Semidecidual de terras baixas, sendo a cobertura vegetal mais expressiva e importante da região.

Sua principal característica é ser o maior e último remanescente de topografia plana e de grande extensão, recebendo a denominação de mata sobre tabuleiro terciário, por situar-se em área de planície ou tabuleiro do bioma costeiro da região Nordeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

Apresenta pouca vegetação herbácea, ocorrência de espécies epífitas e espécies raras e típicas de mata de tabuleiro, como a Paratecoma, peroba e a existência de animais raros na região, com o diplópodo Rhinocricus padbergi (do mesmo gênero do gongolo), que só ocorre no local. Na unidade, encontram-se exemplares arbóreos de madeira de alto valor econômico como a peroba, o araçá, braúnas e óleo vermelho.

É internacionalmente conhecida como patrimônio da humanidade pelo programa “Homem e Biosfera” da UNESCO, estando caracterizada como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Fonte Ururau
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Dê uma olhadinha em nosso blog,temos material atualizado.
    abrcs.
    Carlos Jorge

    ResponderExcluir
  2. http://carlosjorgepedagogo.blogspot.com

    ResponderExcluir