ÁGUAS DO PARAÍBA : APROVADA OU REPROVADA QUANTO A QUALIDADE DA ÁGUA


Venho recebendo inúmeros questionamentos sobre a qualidade da água. Eu, mesmo por diversas vezes tomando banho observei uma forte ardência nos olhos como um forte cheiro de cloro, e uma irritação na garganta. No Brasil, temos leis tão claras quanto aos parâmetros físico-químicos que são adotados para avaliação da qualidade da água para consumo humano e estão relacionados na Portaria nº 518/2004 (Ministério da Saúde – MS, 2004), além de serem recomendados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, no que tange à potabilidade da água.  

A Empresa Concessionária dos Serviços de Água e Esgoto do município de Campos dos Goytacazes - RJ, a Águas do Paraíba S.A faz o abastecimento de água promovendo índices que aprovariam a qualidade da água. O que de tantas vezes noto contrariedade quando o gosto ou o odor se encontram detestáveis.

É recomendado aos vereadores(porque é deles a função de fiscalizar) total transparência nesse resultado da amostra analisada e sem dúvida , devendo ser avaliados, nesse monitoramento, os parâmetros referentes à cor, turbidez, pH, condutividade elétrica, metais pesados,  sólidos totais dissolvidos, alcalinidade, dureza e alguns íons (carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos, nitritos, nitratos, cálcio, magnésio, sódio, potássio e ferro). 
O que não pode acontecer é a população não ter direito à uma água de boa qualidade, e colocar sua saúde em risco, contrariando a Organização Mundial de Saúde.

Se julgar pertinente abro espaço para esclarecimento.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. Dentre os compostos adicionados à água, não foi citado o flúor, que é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, visando à prevenção da cárie infantil. Existe uma concentração considerada ótima para que se tenha a proteção contra cáries, de acordo com a média anual do nosso clima. Por isso, procura-se manter no tratamento da água uma dosagem ideal para nosso clima. Teores excessivos de flúor na água, acima de 1.5 mg/l, não podem ser mantidos por longos períodos na água, em virtude do risco de causar uma alteração nos dentes, que se tornam amarelados e manchados. Essa alteração é conhecida como fluorose. Entretanto, pesquisas científicas, apontam que o flúor é tóxico mesmo quando administrado em baixas quantidades, podendo causar distúrbios de atenção, concentração e memória.
    É preciso que se faça análise mensal da água do nosso município, que não seja a mesma análise feita pela Concessionária Águas do Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. acho a gua de pessima qualidade em campos

    ResponderExcluir
  3. a vista da gente realmente fica ardendo, temos que ir ao ministerio publico denunciar

    ResponderExcluir
  4. cade os vereadores, para fiscalizar, agora querem carros e combustivel para torrar nosso dinheiro

    ResponderExcluir