TRÊS VENDAS: Todas as famílias que aceitaram sair foram retiradas


A estimativa da Defesa Civil de Campos é que até a madrugada desta sexta-feira (06/01), todas as cerca de 1200 casas da localidade de Três Vendas já estejam com pelo menos dois metros de água. O site Ururau recebeu a informação de que por volta das 22 horas, o nível d'água estava em 1,5m, na localidade. Por isso todas as famílias que totaliza cerca de 4000 pessoas e que quiseram sair de suas casas foram retiradas até o final da tarde desta quinta-feira (05/01).

Leonardo Berenger / Carlos Grevi / Reprodução
Cerca de 30% dos moradores não quiseram sair e levara seus pertences para parte de cima, segundo andar ou laje das residências. As famílias que decidiram deixar a localidade, foram levadas para abrigos montados no Ciep de Travessão, Escola Municipal de Outeiro e para a localidade de Boa Vista, além de famílias que foram levaas para casa de parentes em Campos.

As fotos de reprodução (ao lado) mostram a realidade da localidade a poucos dias e o quatro atual, com a inundação do Rio Muriaé

O transporte e retirada das famílias foram feitos por cerca de 300 homens que em força tarefa foram formados por 40 militares do Corpo de Bombeiros de Campos; 30 soldados do Exército de Campos; 40 homens da Defesa Civil, 30 da Guarda Civil Municipal, 80 do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 20 da Secretaria de Limpeza Pública e mais 60 funcionários da empresa Vital, que presta serviços a Secretaria de Limpeza Pública. Além de fazer o resgate, os profissionais trabalharam na conscientização dos moradores.

Também foram utilizados oito barcos dos Bombeiros, um helicóptero do Estado, dois mergulhadores e quatro guarda-vidas. Durante a madrugada equipes do Corpo de Bombeiro seguirá de prontidão para atender famílias que resolveram permanecer em suas casas, e que venham a precisar de ajuda, sendo que não mais poderão ser realizadas mudanças.

Ponto de Apoio - No alto do morro da localidade, numa Igreja Pentecostal foi montada uma estrutura pelo Corpo de Bombeiros para atendimentos de emergência, porém não houve nenhum caso mais grave, a não ser medição de pressão. No alto do Morro Tirranha, quatro barracas do Bombeiro foram montadas e utilizadas como base na triagem dos moradores. Mais 30 estão preparadas para serem montadas em caso de urgência.

“Nós fizemos um trabalho preventivo, e deu tempo de retirar todos os moradores que quiseram sair, porém, estes moradores que ficaram em suas casas, podem precisar de ajuda durante a noite, e, para preservar a integridade física destas pessoas, nós vamos manter uma parte desta equipe aqui em Três Vendas, eles só não vão mais fazer mudanças, eles vão fazer o trabalho de preservação da vida”, disse o Comandante do Corpo de Bombeiro, Sila Pereira.
Fonte: Site Ururau
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário