URGENTE: RIO PARAÍBA DO SUL 11,15 METROS


 O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos atingiu no início da noite desta terça-feira (10/01) a cota de 11,15 metros na medição feita à 0h. Desde às 20h a cota estava 11,06 e portanto em quatro horas subiu 8 cm, 2 cm por hora. A cota mais alta que o Rio atingiu na última semana foi a de 11,15 m. A Defesa Civil estima que até às 4h, quando a maré deve começar a baixar, o nível chegue a 11,40m.

O órgão emitiu no início da noite alerta à população que mora nas comunidades do Parque Aldeia, Parque Prazeres, Jardim Carioca, Parque Vicente Dias e Alvorada, para que liguem para 199 e peçam apoio para sairem de suas casas, caso sejam atingidas pelas águas do Paraíba.

Com essa cota o rio começou a dar refluxos que saem pelas galerias em ruas do centro da cidade. As ruas que começam a ficar alagadas estão sendo interditadas, como aconteceu na Rua dos Goitacazes, na subida da Ponte da Lapa, onde não é possível trafegar até a Rua São João da Barra. A ponte só está funcionando no sentido Centro Guarus.

Moradores da Ilha do Cunha e Matadouro já foram retirados de suas casas e encaminhadas para abrigos públicos. Representantes da Secretaria de Obras e da Defesa Civil foram ao Parque Prazeres e o Parque Aldeia, para formar barreiras de contensão com terra na margem do rio na tentativa de impedir que a água cubra pista.

Na estrada que liga o Parque Prazeres a Usina São João, a pista de baixo foi tomada pela água e já não era mais, no final da tarde, possível o tráfego de veículos. O rio se igualou a pista.

A boa notícia é que a vazão da Represa dos Pombos, já está coma vazão bem mais baixa do que na segunda-feira, quando passou de quatro vezes maior do que o normal.

“O Rio Paraíba do Sul transborda com 9,6 metros, por isso estamos com muitos pontos de alagamento na cidade”, disse o secretário Henriques Oliveira.

O Secretário afirmou que alguns locais já tinham sido alagados durante a primeira enchente, no começo do mês, por isso a maioria das famílias já tinham sido retiradas de suas casas. “O número de desalojados e de desabrigados continua o mesmo, não tivemos modificação porque todos já tinham sido retirados durante a primeira chuva. Até o dique da RJ-194, estrada entre Campos e Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, que está com a água passando por cima dele, também já estava passando na primeira enchente”, concluiu.
Fonte: Site Ururau
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário