RIO DE JANEIRO TEM A PIOR NOTA NA SAÚDE


O Rio de Janeiro é a capital com pior avaliação no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). O indicador criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com gestores e especialistas, para avaliar a qualidade do serviço público de saúde oferecido à população brasileira varia em uma escala de 0 a 10. A nota do município do Rio ficou em 4,33.

Divulgado nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o índice é composto, basicamente, de duas grandes variáveis: o acesso oferecido aos serviços e a efetividade desse atendimento. Ao todo, 24 indicadores já conhecidos (como taxa de mortalidade materna e quantidade de mamografias feitas a cada ano) foram usados no cálculo da nota.

Os dados utilizados pelo Ministério da Saúde nos cálculos do IDSUS se referem a, no máximo, 2010. As estatísticas de 2011 ainda não estavam completas. Essa é uma das possíveis explicações para o baixo rendimento do Rio no indicador, na opinião de técnicos do próprio ministério e de especialistas.

Alcindo Ferla, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que participou das discussões do novo indicador, diz que não se surpreendeu com os resultados. Para ele, os números corroboram pesquisas amostrais já realizadas e avaliações dos usuários. No entanto, ele ressalta que a defasagem dos dados pode provocar distorções em relação à situação atual.

“Ele (o índice) utiliza informações e indicadores de dois ou três anos. É bem provável que, em diversos municípios, nós já tenhamos realidades um pouco diferentes, o que somente será percebido no indicador nas próximas edições. Acho que esse é o caso do Rio de Janeiro, que teve grandes avanços recentes em relação à organização da atenção básica e das redes de atenção, com uma grande expansão de acesso”, ressalta.

Belém, Maceió, Brasília e Fortaleza também estão no fim da lista das capitais em desempenho. Todas elas ficaram abaixo da média nacional, de 5,47, e bem abaixo da nota considerada ideal pelo Ministério da Saúde: 7. Nessa condição, estão apenas 6,2% do total dos 5.563 municípios brasileiros. Todas as notas podem ser vistas no site: www.saude.gov.br/idsus.

Fonte: Portal IG / último segundo (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. A PIOR NOTA SE DA PARA SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, É A VERGONHA DO ESTADO RIO,NÃO TEM DÚVIDAS!!!

    ResponderExcluir