SJB: GRAVAÇÃO MOSTRA "COMBINAÇÃO DE LICITAÇÃO'


A situação da prefeita de São João da Barra (PMDB), Carla Machado, se formata em um “mar de lama”, com denúncias de corrupção e de ameaça de morte, que podem explodir a qualquer momento. Embora em público ela geralmente se apresente com discursos aparentemente equilibrados, nos bastidores procede como uma pessoa capaz de tudo pelo poder e para não ser contrariada nos seus propósitos.
Contra Carla Machado pesa uma série de fatos que caracterizam crimes, pontuados em gravações, nas quais há até “combinação de licitações” num suposto esquema de corrupção. Além da tentativa de pagar R$ 2 mil, para um homem espancar uma mulher “até a morte”, fato que veio à tona no blog do deputado federal Anthony Garotinho (PR), repercutido por O Diário e vários blogs, à época.
Por conta desse “escândalo”, a prefeita descarregou contra o deputado e os noticiários, prometendo processar a todos. Embora a expectativa de que a Câmara Municipal e autoridades policiais tomariam providências, nada efetivamente aconteceu e um dos motivos pode estar nas declarações da pessoa que Carla tentou contratar (Samuel Tinoco Martins, o Samuca) e de um amigo dele, de prenome Arlindo.
Ambos foram entrevistados, sábado, no programa Entrevista Coletiva, na Diário FM, apresentado pelo jornalista Carlos Cunha, do qual participou também como convidado, o deputado Garotinho. Samuca confirmou toda a trama (conforme O Diário publicou na edição de ontem), inclusive afirmando que a prefeita teria “lhe oferecido vantagens, através de pessoas a ela ligadas, para que desmentisse a gravação com denúncias contra ela”.
Samuca não só confirmou tudo o que estava na fita como revelou ter sofrido ameaças de um irmão da prefeita, na sua residência, no bairro Água Santa, no município. Ele garantiu que não aceitou a proposta e que “a mulher que sofreria a surra, hoje está bem de vida, que fez acordo com a prefeita para não divulgar nada que a comprometesse, ganhou uma posição importante na prefeitura e anda de carro importado pela cidade”.
Gravações “para coagir”
A entrevista teve momentos chocantes e quando se esperava que fechasse nos fatos revelados por Samuca, ele agravou as denúncias ao afirmar que Carla Machado tem o costume de fazer gravações clandestinas de conversas com vereadores e outras pessoas, visando coagi-los. E apresentou o amigo Arlindo, que já trabalhou para a prefeita nessa “empreitada”, inclusive apresentando áudio em que o deputado estadual João Peixoto aparece.
Segundo Arlindo, durante 2009 e início de 2010 ele esteve contratado por Carla para montar, na residência dela, um sistema de espionagem e gravação clandestino.  “Foram instaladas micro-câmeras até na imagem de um anjo, além de canetas filmadoras e outros seis pontos de captação de áudio e vídeo”. Em um dos flagrantes, exibidos por Arlindo, Carla articula com João Peixoto, “para tentar cooptar vereadores da oposição”.
Empreiteiro envolvido
Em outra gravação, um empreiteiro conversa com outros empresários e afirma que “quem faz as planilhas de obras da prefeitura e manda pagar” é ele, e “determina que firma executará cada obra”. Em um dos trechos, o cidadão (cujo prenome seria Ari, de Atafona) faz a distribuição: “Você vai fazer essa… Você vai fazer aquela…”, sempre falando o nome da firma e conclui: “Fiquem tranquilos. Quem manda pagar na prefeitura sou eu. Eu mesmo”.
Desde sábado, a reportagem de O Diário vem tentando falar com Carla Machado e as demais pessoas citadas nas entrevistas. Tentou ainda falar com o presidente da Câmara Municipal, Gerson Crispim, para saber que posição irá tomar diante das denúncias, mas, também, não conseguiu. Já o deputado Garotinho disse que a Polícia Civil já tem conhecimento de parte das denúncias e agora levará ao Ministério Público (MP) o pedido de providências.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário