Defesa Civil coloca Nova Friburgo, RJ, em estágio de alerta máximo


 A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi colocada em estágio de alerta máximo pela Defesa Civil em razão das chuvas ocorridas na madrugada desta terça-feira (13).
Todas as 35 sirenes das 24 comunidades foram acionadas na manhã desta terça. De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a cidade tem 101 pontos de apoio. Todos foram abertos pela manhã. O Centro do município ficou completamente alagado.
 
A orientação dada às pessoas das áreas de risco é que procurem o ponto de apoio mais próximo de sua residência e fiquem atentas aos avisos de SMS, sirenes e outros sistemas da Defesa Civil.
De acordo com o Grupo de Previsão e Monitoramento, permanecem as previsões de chuvas de intensidade moderada a forte em todo o estado, por isso o estado de alerta.
A Defesa Civil pede que os moradores da Região Serrana, do Vale do Paraíba, do Norte e do Centro-Sul prestem atenção aos comunicados do órgão. Na Região Serrana, as cidades de Bom Jardim, Trajano de Morais, Nova Friburgo, Carmo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Cordeiro têm risco de deslizamentos.
Nova Friburgo (Foto: Arte/G1)
Uma casa desabou no início da manhã no bairro Três Irmãos, em Nova Friburgo, RJ. O imóvel, que foi atingido por pedras, já estava interditado pela Defesa Civil. Não havia ninguém no local.
Durante a manhã, a Defesa Civil, a Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. De acordo com o comandante do 6º Grupamento, Emmanoel Palência, os militares foram chamados para supervisionar diversas áreas na cidade.
Ao todo, 25 pessoas foram levadas para um ponto de apoio na Escola Lafaete Bravo Filho, no bairro Floresta, pela manhã.
Os moradores reclamam que as sirenes só foram acionadas às 9h e dizem que não receberam nenhuma ajuda das autoridades. A Defesa Civil diz que as sirenes não foram acionadas antes pois o órgão não havia recebido o alerta máximo de cheias.
Centro de Nova Friburgo após chuva da manhã desta terça-feira (13) (Foto: Clara Pontes)Centro de Nova Friburgo após chuva da manhã desta terça-feira (13) (Foto: Clara Pontes/Inter TV)
Em Nova Friburgo, o Rio Bengalas subiu ao nível máximo. Algumas ruas ficaram alagadas e em muitos pontos o trânsito apresentava lentidão.
Ruas ficam alagadas em Nova Friburgo (Foto: Jéssica Heggendorn Corrêa/VC no G1)Ruas ficam alagadas em Nova Friburgo (Foto:
Jéssica Heggendorn Corrêa/VC no G1)
A internauta Jéssica Heggendorn Corrêa enviou fotos da cidade alagada para o VC no G1. Ela disse que escolas ficaram totalmente debaixo d'água. "Pela manhã, fui até o Centro da cidade, onde faço curso, mas as aulas foram suspensas por causa das chuvas e de bueiros entupidos que causaram alagamentos em muitos pontos da cidade. Resolvi então ir até o colégio onde eu faço estágio, no bairro de São Geraldo, e a escola também estava alagada. Tinha água dentro da escola por causa de goteiras e, além disso, o córrego que fica ao lado transbordou. Os alunos foram dispensados", relatou.
"Todos sabem a situação que Nova Friburgo enfrentou em 2011 e, sinceramente, nada mudou", afirmou Jéssica.
Tragédia
Há quase dois anos, um temporal devastou várias áreas da Região Serrana do Rio. Mais de 900 pessoas morreram nas enchentes. A cidade de Nova Friburgo foi uma das mais atingidas. Várias pessoas ficaram desaparecidas no município.
Muitos moradores perderam suas casas e tiveram que improvisar moradias em abrigos. Alguns não receberam novas casas até hoje. Protestos têm sido organizados em relação à demora para o recebimento de benefícios e recuperação das áreas. Na época, foram registradas mais de 3 mil quedas de barreiras.
Parte da cidade debaixo d'água (Foto: Jéssica Heggendorn Corrêa/VC no G1)Parte da cidade ficou debaixo d'água (Foto: Jéssica Heggendorn Corrêa/VC no G1)
Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário