PERDEMOS OS ROYALTIES?



Devido a erros no projeto aprovado esta semana na Câmara com as novas regras de distribuição dos royalties e a pressão crescente por parte de alguns governadores e parlamentares, dentro do Congresso já se aposta que a  presidente Dilma Rousseff fará ao menos vetos parciais ao texto. Até mesmo políticos que no dia afirmavam não  haver motivos para veto, já não demonstravam tanta convicção depois em conversas de bastidores, admitindo reavaliação da conjuntura. Isto nos dá uma certa esperança de que a nossa região não seja fortemente atingida por uma medida injusta e ilegal.

Esta atitude da maioria dos parlamentares, deixou o equilíbrio federativo em segundo plano com uma irresponsabilidade que impressiona, jogando ESTADOS contra ESTADOS, em questões já tratadas em contrato. Quem vai querer investir em uma país que não respeita contratos firmados?!?

De certo que a exploração até a exaustão de recursos naturais, como o Petróleo, (também conhecida como Doença Holandesa), causando entrada em demasia de dólares no país por conta da exportação de comodities (matérias primas), elevando o nosso câmbio e deixando nossos produtos caros no mercado, é um caminho nefasto e  já provado amargamente pelo Brasil e outros países. Em um mundo onde a memória não pode ser curta nem a História ignorada exatamente para não haver a repetição de erros, isto poderia provocar um erosivo processo dedesindustrialização.

Penso , que, correndo riscos calculados, é melhor ter petróleo do que não ter! Observemos estes velhos erros cometidos por países exportadores de comodities e façamos diferente. E investindo cada vez mais na Educação, tenhamos material humano capacitado e preparado para os desafios das novas formas de energia e o aproveitamento das existentes de modo prático, barato e eficiente. Vamos torcer pelo veto da Presidente Dilma Roussef, mas, vamos também nos antecipar e isto, só com ciência, tecnologia, educação e vontade de fazer.

*Escrito por Luis Adriano Silva





←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Hi, just wanted to tell you, I loved this article.

    It was practical. Keep on posting!
    My weblog ; diets that work for women

    ResponderExcluir