Notícias de cocheira dão conta de que a Justiça Criminal local teria mandado retirar do ar ao blog do mega empresário da saúde Hebert Sidney Neves. Conta-se que a divergência estaria ligada a ações penais movidas por um Desembargador do Estado do Rio de Janeiro. Os processos, segundo fontes estariam sobre segredo de justiça.
É provável que o empresário possa ter feito uma crítica ácida a membros do judiciário. A constituição é clara quanto a liberdade de expressão, sendo certo que, a crítica, ainda que ácida deve ser absorvida pelo processo democrático. Um magistrado ainda que no exercício do seu múnus está sujeito a elogios e criticas, sendo certo que essas divergências não devem servir como se o fato fosse uma tragédia, colocando o blog do empresário em censura prévia, o que é vedado pela Constituição.
É certo que o Código de Processo Penal prevê determinadas medidas, mas se crime existe no conteúdo do blog, não contém qualquer violência física capaz de garantir a aplicabilidade do inciso 6º do artigo 319 do Código de Processo Penal.
Ainda que polemico não podemos perder de vista que em nome da democracia somos obrigados a conhecer a opinião do empresário. Se assim não entendermos estaríamos comprometendo a própria democracia. Se a lei de imprensa se foi, porque, segundo supremo era inconstitucional, decisões como essas não eram permitidas pela lei de imprensa anterior, ou seja, a 5250/67. De modo que polemico ou não na há de se concordadas com a censura prévia do blog do empresário Hebert Sidney Neves.
O que se discute nesse momento na são as pessoas, mas os conceitos jurídicos indeterminados.
Inicio »
Campos
,
Cardoso
,
folha da manhã
,
macaé
,
Quissamã
,
São Fidélis
,
SFI
,
SJB
,
ururau
» BLOG DE SIDINHO NEVES FORA DO AR
Rede Globo distorce realidade do Maracanã
ResponderExcluir“O Maracanã está pronto ! Nenhum problema, tudo certo, acabado ! Enquanto isso outros estádio ainda estão em construção…”
“Maracanã: está tudo muito lindo, muito perfeito !”
As frases acima, claramente encomendadas, foram utilizadas, há instantes, no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Distorcem absolutamente a verdade, de um local que foi inaugurado às pressas, e está cercado por escombros e irresponsabilidade.
Ao fundo, imagens aéreas do estádio, em ângulos evidentemente favoráveis, davam a impressão de estarmos em Wembley.
Até o boneco “João Sorrisão”, que representa como pouco boa parte do povo brasileiro, foi escalado para a empreitada.
Mais um capítulo triste de manipulação da opinião pública.
Diria até pouco inteligente, em tempos de internet, onde a verdade será inevitavelmente difundida, levando mais uma vez a emissora ao descrédito.