OS EQUÍVOCOS DO DEBATE DA REDE BANDEIRANTES DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO.


Candidatos ao Governo do Estado respondem a perguntas até sobre temas e providências de competência exclusiva do Presidente da República.   
                    
Queridos leitores, estou de volta, ainda que com pouco tempo para escrever. Neste período, o Blog pretende, na medida do possível, dar atenção ao processo eleitoral e aos candidatos que visam o pleito de outubro deste ano.

Muitos foram os temas trazidos pelos candidatos e pelos jornalistas. Um dos temas tratados foi a desmilitarização ou extinção da Polícia Militar.

Neste ponto o debate ficou como uma “Torre de Babel”. É que o inciso V do artigo 144 da Constituição Federal estabelece a criação ou convalidação da Polícia Militar, o que é regulamentado pelo Decreto Lei 1001/69 (Código Penal Militar).

Como se vê, a conveniência e oportunidade deste tema é de competência exclusiva da União. Logo, não será o próximo governador quem poderá tomar essa providência.  Afinal, esta deveria ser feita por Emenda Constitucional de iniciativa do Presidente da República.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: