UM CARNAVAL FORA DE ÉPOCA E DA LEI


Há muito tempo que o carnaval em Campos tem sido motivo de severas críticas de chefes do poder executivo. Os maiores desentendimentos com os carnavalescos aconteceram com o então prefeito Arnaldo Vianna, porque as agremiações receberam para desfilar, antecipadamente e, na hora, mandaram uma carta para o prefeito dizendo que não poderiam desfilar. O que deixou Arnaldo mais irritado foi que todas as agremiações apresentaram a mesma redação de carta, usaram o mesmo computador e a mesma impressora. A questão ganhou contornos dramáticos, na época, porque em dado momento uma das agremiações desfilou e depois só trocaram de chapéu. Porque não existia componentes. Os componentes de uma agremiação eram os mesmos das outras. Isso irritou o ex-prefeito e teve até que ter pessoas para conter a indignação do mesmo, porque ele tentava recorrer pelas vias de fato. 

O personagem de hoje é o mesmo de outrora, não mudou nem de endereço. No governo Arnaldo tivemos também o escândalo da imperatriz onde o município bancou o carnaval da Imperatriz Leopoldinense com a condição de que a ex-primeira Dama Ilsan Viana desfilasse como rainha numa das alas. O ordenador de despesas na época foi o jornalista Fernando Leite Fernandes. Que furada hein Fernando? 

Agora inventaram o tal de carnaval fora de época, sob o argumento de que houveram gastos das agremiações. Voltando a questão da polêmica, pelo que se sabe, as contas dessas agremiações do passado sequer foram aprovadas ou apresentadas de forma satisfatória ao poder executivo local. Não importa quem seja o prefeito todo mundo sabe que o assunto é uma arapuca e o administrador que ousar botar dinheiro na mão de um "clube já conhecido" a tendência é ter muitas dores de cabeça com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público. Isso não quer dizer que não possa existir carnaval em Campos, mas ele há muito tempo que não empolgava a população. Depois do Cepop, com uma melhor atenção e infraestrutura da prefeitura, o público voltou a prestigiar o Carnaval, mas longe de chegar perto da apresentação do Congos e Chinês de São João da Barra. Nesse ponto o pessoal de São João sempre criticou a verba destinada às escolas de samba e aos bois de Campos. As razões evidentemente são conhecidas da população. 

O blog não vai aqui citar os nomes dos polêmicos representantes do Carnaval fora de época. Uma cidade onde se discute no momento a manutenção do atendimento de saúde, educação, transporte, com queda de arrecadação de todos os entes da Federação é bastante complicado a liberação de verba para festa como é o carnaval. Isso parece tema de Marcão do PT e de Rafael Barbosa Diniz. Os caras são tão complicados que basta ter acesso a notas taquigráficas do Poder Legislativo para saber que no passado eles malhavam a administração porque liberou dinheiro para o Campos Folia, agora invertendo todas as posições do passado tentam trabalhar para criar transtornos para administração defendendo uma ilegalidade. 

Aí fica uma pergunta para os vereadores carnavalescos: 

  • Vocês conhecem as prestações de contas do passado? 
  • Vocês sabem as fundadas suspeitas de enriquecimento ilícito de pessoas ligadas ao carnaval de Campos? 
Depois que responderem isso, com certeza poderão se enveredar pela polêmica que é defender o carnaval fora de época e da lei.


E.T.: O blog gostaria de destacar, que existe na luta pelo Campos Folia, os verdadeiros carnavalescos, membros de agremiações sérias e figuras ilustres do Carnaval. Que são incansáveis na construção de um grande espetáculo para nossa cidade e o Campos Folia. A todos esses fica o registro de nosso mais profundo respeito e admiração. 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário