LÍBIA. KADHAFI DISPOSTO A NEGOCIAR EM TROCA DE CESSAR-FOGO


O presidente líbio, Muammar Kadhafi, aceitou ontem, num encontro com representantes da União Africana (UA) enviados ao Leste da Líbia, negociar com os rebeldes em troca da suspensão imediata da operação da NATO no país. O "plano de acção" (leia-se cessar-fogo) foi proposto pelos negociadores da UA, no que o presidente da África do Sul classificou como uma saída pacífica da crise política que o país vive desde Fevereiro. "Cumprimos a nossa missão e a delegação do líder irmão aceitou o plano de acção proposto", disse Jacob Zuma, um dos elementos da missão, em Trípoli.
A proposta não foi bem recebida pelos rebeldes. Os opositores, que já criaram um governo de oposição no bastião rebelde de Benghazi, protestaram à chegada da delegação africana, dizendo que não haverá paz no país enquanto Kadhafi não ceder.

Franco Frattini, ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, mostrou o seu apoio aos rebeldes, dizendo que Kadhafi e os seus filhos não poderão assumir nenhum papel político seja qual for a resolução encontrada para o conflito. A NATO também avisou que qualquer acordo tem de ser "credível e verificável" para que a sua operação seja suspensa. Fonte da NATO em Bruxelas disse ao i que não comenta, para já, o alegado plano, indicando que "a aliança ainda está no prazo de 90 dias para avaliar os objectivos e os resultados da operação". J. A. V.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário