O PREÇO ASSUSTADOR DO COMBUSTÍVEL


Nas últimas semanas os preços de todos os combustíveis derivados do petróleo sofreram um aumento absurdo em todo Brasil. Com aumentos que superam qualquer taxa da inflação e derivadas, o consumidor não consegue encontrar o motivo de tamanho abuso.
A nossa gasolina possui cerca de 20% de álcool em sua composição, (A gasolina C, de uso automotivo é constituída de uma mistura de gasolina A e álcool etílico anidro combustível (AEAC). Assim, o percentual obrigatório de álcool etílico na gasolina é, a partir da zero hora de 01 de março de 2006, de 20%, conforme disposto na Resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), n.º 35, de 22 de fevereiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União em 23 de fevereiro de 2006. A margem de erro admissível é de mais ou menos 1%, conforme disposto no art. 9°, parágrafo 2°, da Lei 10.203/2001).

Muitos dizem que a entressafra da cana de açúcar, matéria prima para a produção do álcool, é a grande responsável pela elevação dos preços, ponto defendido pelos altos executivos das empresas de combustíveis e pelo governo. Infelizmente o Brasil sofre com o monopólio de uma única empresa no setor de produção de combustíveis, e onde existe o monopólio a concorrência leal é inexistente.

A responsável pelo monopólio, além de ser a 2º maior empresa do ramo no mundo, ainda conta com o auxilio do governo federal, que manipula os preços com a intenção de conseguir mais votos em época de eleição e logo após deixa a companhia “recuperar” seu prejuízo.

Falando em governo, os impostos abusivos contribuem muito para o alto preço dos combustíveis. 58% do valor total da gasolina são somente de impostos, impostos que não são utilizados adequadamente, basta uma rápida volta por nossas esburacadas vias.

Além de a nossa gasolina ser superfaturada e conter uma grande quantidade de álcool, ainda temos que arcar com os custos de manutenção nos veículos importados, pois os mesmos são projetados para funcionar com gasolina pura (sem o álcool na composição).

Infelizmente as previsões sobre os preços dos combustíveis não são boas, grande parte dos especialistas no assunto dizem que ainda é possível ocorrer novos aumentos. Quando a chamada entressafra acabar, não espere uma baixa significativa no preço, pois no Brasil o consumidor é sempre o mais explorado no final das contas.

Comprar um automóvel atualmente esta fácil, porém a sua manutenção (combustível, pneus, impostos, etc.) vêm tornando-se uma grande dor de cabeça para muitos, chegando a levar mais de 40% do orçamento mensal de um trabalhador. A solução estaria nos carros movidos a energias alternativas, mas a empresa monopolista do meio petrolífero Brasileiro consegue impedir a entrada dos modelos com preços acessíveis.

Praticamente estamos fadados a pagar a gasolina mais cara do mundo até que o petróleo finalmente chegue ao seu fim, e as fontes alternativas se tornem populares.
 
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário