RIO É DERROTADO PELO PT, MAS GAROTINHO CONTINUA INCANSÁVEL NA LUTA


Como era de se esperar, Garotinho e Rosinha estavam corretos, todas as tentativas do Rio foram atropeladas pelo Governo Federal e pelo PT/PMDB. O líder do governo, Romero Juncá, foi chamado de coveiro das esperanças do Rio.

Garotinho e Rosinha estavam certos, a liderança do PT e do Governo Dilma orientou a suas respectivas bancadas a votar contra a emenda do Senador Dorneles, que manteria a participação dos royalties dos municípios e estados produtores e a União cederia uma parte de sua participação para atender os municípios e estados não produtores.

Como a turma do PT, do PMDB, de Dilma e do Cabral vão olhar na cara do povo do Rio. Cabral dizia que não era para participar do ato, porque iria atrapalhar as negociações. Pois bem, e agora José?

"Conforme era de se esperar, o Senado aprovou em votação simbólica o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB – PB) que tira os royalties do Rio e do Espírito Santo. A bancada federal do Rio, no entanto conseguiu duas vitórias importantes.

A primeira quando através da pressão que fizemos foi retirada do projeto, a emenda da Ministra Ideli Salvatti (PT – SC) que queria mudar o mapa geográfico das águas territoriais do Brasil, de modo a que Santa Catarina ficasse com o pré-sal que está na faixa de mar de São Paulo, e por sua vez as bacias do pré-sal que pertencem ao Rio pelo novo mapa passariam para São Paulo.

Outra vitória foi a negociação com o Líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT – SP), que nos assegurou um prazo mínimo de 30 dias para o projeto do Senado ser votado no plenário da Câmara. Teremos tempo para negociar e fazer pressão. O governo queria votar o projeto na Câmara já na próxima semana.

É claro que a aprovação no Senado foi uma derrota para Rio de Janeiro, mas é inegável que a histórica união da nossa bancada federal (deputados e senadores) pode mudar o rumo dos acontecimentos. Foi emocionante ver a luta ombro a ombro que travamos todos juntos, esquecendo quaisquer diferenças. Mesmo discordando de vários parlamentares em outras questões, não posso deixar de fazer justiça para lhes dizer: A bancada federal do Rio de Janeiro na sua quase totalidade hoje cumpriu o seu papel e defendeu o nosso povo.

A nota triste é a posição de Benedita da Silva, Edson Santos e Brizola Neto que deram as costas para o Rio de Janeiro e não participaram de nada, de nenhuma reunião, simplesmente se omitiram. O caso de Romário é excepcional, não esteve presente porque está em Guadalajara, como comentarista do Pan Americano. E é claro, a posição covarde de Cabral que amanhã analisarei mais detalhadamente."


Fonte: Blog do Thiago Ferrugem / Blog do Garotinho (Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

6 comentários:

  1. comemorando a desgraça do povo ne Serginho

    ResponderExcluir
  2. traidor, esse sergio cabral

    ResponderExcluir
  3. cerveja boa, vai comemorando mesmo

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, o PT/PMDB não poder ser responsabilizado pela perda do 1o combate. Até porque o RIO/Esp. SANTO (rio praticamente sozinho) estão contra todo o resto do Brasil.
    É claro que perder esta divisão afetará na perda do direito a infra-estrutura e a boca extra de alguns, entretanto o restante do país acordou né.
    É recorrente verificarmos que aqui o dinheiro é jogado no lixo, qdo deveria ser usado em infra-estrutura. Então o restante do país se viu no direito de conseguir algo.
    Acho que demoraram a se mobilizar, enfim...
    Uma questão interessante sobre a desistencia de SC. Eles tem ou não tem direito a esta readequação do mapa geologico? Me parece que puseram as mãozinhas de fora, para levar um $$$ com isso ein...

    Lamentável...

    Espero que tudo permaneça como esta, porém que o estado do Rio de Janeiro acorde, e passe a utilizar o repasse para o seu principal destinatario.

    ResponderExcluir
  5. vergonhoso esses politiqueiros

    ResponderExcluir