ENTREVISTA COM KITIELY FREITAS EM HOMENAGEM AO 'DIA INTERNACIONAL DA MULHER'


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, neste dia 08 de março, escolhemos Kitiely Freitas, assistente social que esteve à frente de diversos programas sociais de destaque em Campos e Quissamã, onde reside atualmente. Kitiely Freitas é assistente social há 13 anos, formada pela UFF Campos. Começou a carreira atuando na secretaria de Saúde de Campos em 2000 e quando escolheu Quissamã para morar, em 2007, logo após chegar ao município foi convidada para trabalhar no programa Agente jovem, que hoje é o Pró-jovem e depois assumiu a coordenação do Peti em função concomitante no Programa Bolsa Família, de onde saiu por conta de ser filiada ao PR, partido de oposição ao governo quissamaense.

Kitiely tem como principais características a capacidade de liderança e a determinação. Militante política atuante de seu partido, ela é uma mulher antenada com o mundo contemporâneo, sem deixar de lado a família, seu maior tesouro! Mãe de três filhos, faz questão de ressaltar que sonha com uma cidade ainda melhor, para o futuro deles e de toda Quissamã, de onde é pré-candidata a vereadora e quer contribuir ainda mais para o crescimento do município.

Porque você escolheu o serviço social como profissão?

Porque sempre tive vontade de ajudar as pessoas. Desde nova participei juntamente com minha família de várias ações de apoio a comunidades carentes em Campos. Portanto vi no Serviço Social uma maneira legítima de poder através do conhecimento técnico, atuar nas sequelas da questão social revelada nas desigualdades sociais, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, etc. Desta forma consegui unir a profissão de ser Assistente Social com a minha vontade como cidadã de contribuir para que as políticas públicas realmente cheguem às pessoas que dela necessitam.

Você coordenou programas sociais importantes voltados para a
juventude, como avalia a eficácia deles em Quissamã?


Os programas sociais são super importantes e necessários em qualquer lugar, mas tem que ser desenvolvidos com responsabilidade. Em Quissamã existem programas voltados para a juventude, como por exemplo, o Juventude em Construção, o Peti Juvenil que absorvem grande parte dos nossos jovens. Porém, ao longo desses anos em contato com pais, profissionais e até mesmo com os jovens beneficiários, constata-se uma insatisfação muito grande por parte da população em relação a estes e outros programas sociais. Entendo que há necessidade de ser feita uma reavaliação quanto a questão dos critérios de inclusão e a contrapartida que tem que ser oferecida pelo poder público. Não cabe somente repassar o benefício porque estes programas não são de transferência de renda, mas sim de Capacitação e qualificação de nossos jovens. Não podemos aceitar que façam uso de programas sociais para, em ano eleitoral inserir indicações de A ou B, muito menos deixar de oferecer o que é mais importante, ou seja, a qualificação, que de fato, é a porta de saída para estes jovens quando o tempo de permanência deles no programa se esgotar. É preciso uma reformulação a fim de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa juventude que está tão esquecida neste município.

Desde quando você atua como militante política?

Desde os tempos de juventude quando fiz parte do grêmio escolar na época do antigo ginásio. Sempre participei ativamente das reivindicações estudantis e das solicitações para melhorias da estrutura da escola e em favor dos alunos. Há 20 anos, quando houve aquele movimento dos estudantes "os cara pintadas", foi uma época também muito marcante, lembro muito bem, pois já estava no ensino médio, a importância que foi para nós jovens, toda aquela mobilização contra a corrupção exigindo o impedimento do presidente Collor. A militância política se iniciou no ano de 1997 em Campos, quando o prefeito era Anthony Garotinho que até hoje é o nosso líder político, que me inspirou a caminhar neste sentido buscando sempre a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Tempos depois também, meu pai foi candidato a vereador em Campos e precisamente no ano de 2006 juntamente com meu esposo Ulisses Freitas, coordenamos a campanha no Norte e Noroeste Fluminense do então Deputado Hugo Leal (PSC) e do atual governador Sérgio Cabral (PMDB), na época da então governadora Rosinha Garotinho, onde todos nós tivemos uma decepção muito grande em função do governador após eleito, abandonar o povo do Rio de Janeiro. Participei também da Campanha no ano de 2008 do Vereador Juninho Selem (PR), hoje nosso atual pré-candidato a prefeito em Quissamã. A atuação mais recente foi a Coordenação da Campanha do deputado Federal Garotinho e de sua filha, a deputada Estadual Clarissa Garotinho, em 2010, também em Quissamã.

Quais as maiores conquistas femininas para você?

A mulher tem um papel fundamental na sociedade. Consegue ao mesmo tempo ser mãe, esposa, dona de casa, profissional e concomitantemente se envolver em lutas e desafios em prol de toda uma cidade ou nação. Dentre inúmeras conquistas as consideradas por mim mais importantes foram: em 1910 – Numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, em 1932 ser instituído o direito ao voto feminino no Brasil e agora em 2006 a sanção da Lei Maria da Penha contra a violência da mulher.

Você é esposa do presidente do PR de Quissamã, Ulisses Freitas, e pré-candidata a vereadora pelo partido. Como é essa relação?

Uma relação de muito respeito acima de tudo.Meu esposo é uma pessoa extremamente comprometida com as causas sociais e um militante político nato,sem dúvida uma pessoa que me ajuda e me inspira.Porém existe o outro lado que é o fato dele ser Presidente do PR pelo qual pretendo disputar uma vaga no legislativo Municipal.Sem dúvida nenhuma temos nossos enfrentamentos como qualquer outro casal,atéporque somos pessoas diferentes,mas nada que venha a ser prejudicial ao grupo que representamos.Buscamos sempre em conjunto tomar as melhores decisões para que os objetivos do nosso grupo político venha ser alcançado.

Você tem uma relação muito próxima com a deputada estadual, Clarissa Garotinho. Ela é um exemplo pra você?

Exemplo não só para mim,mas para toda uma geração.Sem dúvida hoje a Deputada Clarissa Garotinho é um ícone na política nacional e isso vem se fortalecendo a cada dia por sua postura firme e comprometida com o povo a qual representa na assembléia Legislativa.Em Quissamã a Deputada Clarissa teve a maior votação proporcional de sua campanha atingindo a marca de mais de 11% dos votos válidos.Desde o início de seu mandato tem demonstrado grande carinho e preocupação com o nosso povo,defendendo causas importantes a favor da nossa cidade e fazendo indicações de grande relevância para nossa município.

Porque você quer ser vereadora?

Para poder através das ferramentas que um Edi tem,contribuir para o avanço e desenvolvimento de um município que tanto tem sofrido pela falta de compromisso do poder público,para poder combater os demandos que hoje imperam em Quissamã e principalmente para fazer valer o direito de cada um de ir e vir na busca de seus direitos.

(Postado via IPad)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: