PREFEITO FREDERICO BARBOSA LEMOS ANUNCIA NESSE FIM DE SEMANA NOVOS SECRETÁRIOS


 O novo prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Frederico Barbosa Lemos (PR), inicia sua administração à frente da prefeitura às 8h desta sexta-feira (18), direto do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. “É de lá que quero começar a administrar o município sanfranciscano”, disse em entrevista à Rádio São Francisco FM, revelando ainda que anuncia nesta sexta-feira o nome do novo secretário municipal de Saúde e os outros integrantes do primeiro e segundo escalões, somente neste fim de semana. Frederico assume a prefeitura depois da cassação do prefeito Beto Azevedo (PMDB) pela Câmara de Vereadores de SFI por desvio de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo apurou a Comissão Processante (CP) do Legislativo. O prefeito chegou a ser preso na Operação Renascer, da Polícia Federal (PF), sob as mesmas acusações.
Cassação – A Câmara de SFI cassou o mandato de Beto Azevedo durante a sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (17). Votaram a favor da cassação os seguintes vereadores: Fábio das Neves Moreira, o Fabinho do Estaleiro (PSDB), Renato de Buena (PP), Adriana da Silva Coelho (PDT), Jarédio Azevedo (PSDB), Jamilton Marcelino da Silva, o Jamilton Chao (PSDB) e o presidente da Câmara, Florentino Cerqueira Azevedo, o Tininho (DEM). Votaram contra: Cláudio Luiz Henriques (PP), Sérgio Elias (PP) e Kademar Cordeiro, o Caboclo (PP).
Ação do MPF contra Beto
Além de ser cassado pela Câmara de SFI, Beto Azevedo amargou mais um revés nesta quinta-feira: o Ministério Público Federal (MPF), em Campos, anunciou que moveu uma ação cautelar de improbidade pedindo o afastamento e o bloqueio dos bens dele, além do secretário de Saúde do município, Cristiano Salles Rodrigues, e do ex-secretário de Saúde Fabiano Córdova. Os três estão sendo investigados por fraudes na aplicação de verbas públicas do Fundo Nacional da Saúde (processo nº 0000898.18.2012.4.02.5103).
De acordo com as investigações da Polícia, as fraudes envolviam desvio de recursos da Prefeitura de SFI por intermédio da Clínica Fênix, que superfaturava exames laboratoriais de baixa complexidade e era favorecida em licitações para prestação de exames de média e alta complexidade. Além dos três suspeitos, a fraude teria ainda o envolvimento de dois representantes da Clínica Fênix.
A ação cautelar é assinada pelos procuradores da República Eduardo Santos de Oliveira e Carmen Sant’Anna.
Saiba como tudo ocorreu
Rombo de R$ 2,5 milhões e prisão pela Polícia Federal
A PF, durante a Operação Renascer, chegou a prender Beto Azevedo. A prisão aconteceu em um apartamento de propriedade dele, no Edifício Luxor, em Campos, em cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. Beto é acusado de desviar dinheiro do SUS, através de exames pagos pela Prefeitura de SFI à Clínica Fênix que não teriam sido realizados. De acordo com a PF, o esquema aconteceu entre 2009 e 2011, com estimativa de desvio de R$ 2,5 milhões do SUS e que o chefe da organização criminosa seria Beto Azevedo.
Além do prefeito, foram presos ainda os dois proprietários da clínica beneficiada Fabel Santos Silva e Juliana Meireles; o atual secretário de Saúde de SFI, Cristiano Salles Rodrigues, e o ex-secretário de Saúde do município Fabiano Córdova. As prisões temporárias foram pelo prazo de cinco dias. Além dos cinco mandados de prisão cumpridos, houve ainda 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, cumpridos em órgãos da prefeitura, nas residências dos presos e na Clínica Fênix.

As investigações tiveram início em novembro do ano passado, após denúncia à PF. Os agentes federais apuraram que em SFI há um acréscimo de 500% na realização de exames pelo SUS no município em relação à média nacional, segundo informou o delegado titular da PF, em Campos, Paulo Cassiano Jr.
Todos os presos foram levados para a Delegacia da PF para prestar depoimento, serem indiciados por corrupção e desvio de dinheiro do SUS. Depois de cumpridos os cinco dias da prisão temporária, os cinco suspeitos ganharam a liberdade.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário