PARA CRÍTICO DA IMPRENSA, REPÓRTERES SÓ REPETEM O QUE LEEM EM BLOGS


Ryan Holiday, autor do livro "Trust Me, I'm Lying", fala durante o evento The Next Web, em São Paulo

Ryan Holiday já foi citado como "especialista" pelo jornal "The New York Times" e por programas jornalísticos das redes ABC e CBS.

Tais menções seriam completamente normais --se ele fizesse ideia do que estava falando.

Usando um site cuja proposta é ajudar jornalistas a encontrar fontes, Holiday diz ter sido citado por numerosas reportagens nas quais se passava ora por um especialista em barcos, ora por um colecionador de vinis --e até por um portador de um tipo novo de insônia.

Tudo isso, segundo ele, para provar o quão frágil é a imprensa da "era dos blogs".

Ex-marqueteiro, Holiday relata tais experiências no livro "Trust Me, I'm Lying: Confessions of a Media Manipulator" ("acredite emmim, estou mentindo: confissões de um manipulador de mídia", ainda sem edição no Brasil), que publicou em julho nos EUA.

"Meu trabalho era usar a mídia para fazer pessoas pensarem e agirem de maneira que, do contrário, não fariam", diz o pesquisador. "Então resolvi expô-lo, para seu bem."

Holiday defende a tese de que toda a informação tratada pela imprensa é marcada por exagero, distorção, fabricação e simplificação. Para ele, o trabalho de repórteres de hoje em dia se resume em repetir o que leem em blogs.

O antigo marqueteiro critica o que pode ser chamado de "culto ao clique", que leva os sites de notícias a definirem seus temas levando em conta o que é mais popular, em detrimento do realmente "importante".

Buscando conseguir mais acessos, a mídia também tenta gerar determinados sentimentos, segundo Holiday.

"Assuntos tristes não são compartilhados na internet --e o que não é compartilhado está morto. A raiva, por outro lado, faz com que as pessoas passem a mensagem adiante. E é por isso que blogueiros escrevem para te deixar irado."

O pesquisador falou durante o primeiro dia do evento The Next Web, evento que acontece de quarta (22) a quinta (23) em São Paulo.

fonte:Yuri Gonzaga/Folha
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. E vocês, como "jornalistas", não vão falar nada da rosinha despedaçada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Seus comédia.

    ResponderExcluir