ENQUETE: PELO FIM DAS CARROÇAS NA CIDADE DE CAMPOS























O Blog Mosca Azul convida a todos os amantes, protetores, ativistas pelos direitos dos cidadãos e animais, defensores da vida e da liberdade, a votarem em nossa enquete (Na barra lateral direita do blog)  contra a utilização de animais de tração na cidade de Campos/RJ, com a extinção desse tipo de atividade em conjunto com a capacitação e recolocação dos carroceiros no mercado de trabalho. 

Justificativas:


1) A maioria dos carroceiros vive na miséria econômica extrema, marginalização social e degradação educativa e mantê-los nessa condição não os beneficia em qualquer aspecto.


2) A maioria dos animais usados nas carroças ( jumentos e burros) não são animais adequados para esse tipo de tração – e apanham para suportar o peso (carro + passageiros + carga + condutor) acima de suas capacidades físicas. Mesmo quando se utilizam cavalos, os mesmos são sobrecarregados a um peso bem maior que sua capacidade.


3) Esse tipo de atividade costuma infringir o estatuto da criança e do adolescente e as leis de trânsito, pois envolve, no primeiro caso, o trabalho infantil e, no segundo,  pela falta de regras na condução de veículos de tração e conforme citado no item 14.


4) Grande parte dos equídeos é compelida ao trabalho precoce, o que lhe ocasiona má formação dos ossos e das articulações. Tais condutas, somadas à subnutrição e o trabalho excessivo comprometem a integridade física e psíquica do animal e, consequentemente, compromete a função a que são submetidos.


5) A maioria dos muitos filhos de carroceiros passam a acompanhar os pais em sua jornada, abstendo-se de ir a escola.


6) Esse tipo de atividade contribui para a informalidade, deixando os carroceiros desprovidos de direitos trabalhistas e sem benefícios ou possibilidade de sair dessa condição, alimentando a situação de miséria.


7) Animais que exercem esse tipo de atividade, possuem a metade da expectativa de um espécime saudável.


8) Os animais trabalham além do horário permitido, passando muitas horas sem comer e beber. Além disso, os animais alimentam-se de forma inadequada, ingerindo lixo com frequência, e trabalham desnutridos. Não é rara a morte por fraqueza


9) A maioria não tem abrigo, e muitos ficam largados em vias públicas até o dia seguinte.


10) Muitos trabalham machucados, devido ao castigo excessivo e desnecessário.


11) Esses animais não possuem assistência veterinária.


12) Todos os pontos referidos nos itens 2, 4, 7, 8, 9, 10 e 11 ferem a lei do bem estar animal e  e constituem crime de maus tratos, conforme o Decreto Lei N° 24.645,  além de crime ambiental, de acordo com a Lei dos Crimes Ambientais (Lei N° 9.605). Fere também a declaração universal dos direitos dos animais defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU).


13) A constituição vigente no país incumbe ao Poder Público o dever de proteger a fauna, coibindo práticas que submetam os animais à crueldade (art.225, §1º, inc.VII).


14) Após não serem mais utilizados, muitos são abandonados a própria sorte, causando assim, acidentes graves, tanto para os homens, quanto para os eqüídeos.


15) O Código Sanitário do Município de Campos não permite a utilização de animais de tração, devido ao fato da cidade não ser uma área rural.


16) Adequação a uma nova realidade: Que virá com a instalação do Super Porto do Açu. Ao mesmo tempo em que dará um salto de desenvolvimento, continuará convivendo com o trabalho das carroças na rua? Mostrará que Campos anda na contramão dos direitos humanos e dos animais? Continuará a mostrar a miséria e crueldade com os animais para os turistas?


17) Esse tipo de atividade só brutaliza o homem, não contribuindo em nada para o seu desenvolvimento pessoal em nenhum sentido.


Seu voto pode fazer a diferença para humanos e animais. Contamos com seu apoio!


"No semblante do animal que não fala, há todo um discurso que só um espírito sábio é capaz de entender." Provérbio indiano

←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. Até que enfim alguém da blogosfera está apresentando um projeto para beneficiar a cidade. SÓ informar e ter opinião sentado na cadeira não ajuda em muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente tem que acabar essas carroças na cidade...além de maltratar os animais, deixa a cidade suja com odor insurpotável. Gera engarrafamento, pode causar acidentes, como já ocorreu em nossa cidade. Deve-se fazer um levantamento sério de todos o carroçeiros e proporcionar um trabalho mais humano.

    ResponderExcluir
  3. Os animais tem direito e merecem uma vida digna e mais humanizada!!!
    A extinção das carroças se faz extremamente necessária...

    ResponderExcluir
  4. O pior é ler que alguns votaram contra o fim do uso de animais para tração em pleno século XXI.

    ResponderExcluir