ESCLARECIMENTO SOBRE O TRÁFEGO AÉREO NA BACIA DE CAMPOS


O Programa de Excelência em Operações Aéreas e Marítimas criado há oito anos pela Petrobras promoveu a revisão de todos os procedimentos operacionais e práticas de gestão de segurança aérea da empresa, alinhando-os ao melhor padrão mundial. Graças ao treinamento regular e rigoroso das tripulações, o pouso controlado no mar de um helicóptero cargueiro da Líder Táxi Aéreo a serviço da companhia, na última quinta-feira, dia 28, não resultou em vítimas com ferimentos de maior gravidade.
Ao contrário do que foi dito no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, na última sexta-feira, dia 29 de março, a Petrobras tem registrado redução significativa do número de acidentes com aeronaves, nos últimos anos. Além disso, ostenta o menor índice de acidentes por hora voada do Brasil, e um dos melhores dentre as operadoras de petróleo
Informa, também, que de 2008 a 2012 ocorreram dois acidentes com aeronaves da companhia – que resultaram, lamentavelmente, em nove fatalidades. Esses números, documentados pela empresa e registrados nos órgãos reguladores, diferem muito dos 59 acidentes mencionados, no Bom Dia Brasil.
Além disso, e ao contrário, também, do que foi mencionado no programa, os planos de manutenção das aeronaves que prestam serviço à Petrobras são mantidos rigorosamente em dia e auditados pela empresa em inspeções diárias. Em 2012 foram contabilizadas mais de 2.200 inspeções dessa natureza.
É importante ressaltar que a Unidade de Serviços de Logística e Transporte Aéreo do Sul Sudeste da Petrobras transporta, em média, cerca de 84 mil passageiros por mês nas áreas do Sul/Sudeste, perfazendo um total anual de 57 mil voos e mais de 109 mil horas voadas por ano.
O crescimento dessa atividade entre 2008 e 2012 foi de 28,2% no numero de passageiros e 45,2% nas horas de voo.
Uma das medidas mais importantes adotadas pela empresa, na área de segurança aérea, foi a renovação da frota que presta serviços à empresa, hoje com idade média de cinco anos nas regiões Sul e Sudeste.
A Petrobras exigiu, também, em seus contratos, a instalação de instrumentos de ultima geração para controle da navegação e monitoramento de aeronaves, adequando-se aos requisitos estabelecidos pela OGP, o que iguala a nossa frota de aeronaves às mais modernas do mundo.
Entre as ações preventivas adotadas pela companhia, nos últimos anos, podemos destacar, também: o treinamento permanente das equipes, auditorias e inspeções regulares, estrito atendimento a todas as normas nacionais e internacionais, adoção de práticas reconhecidas internacionalmente pelas melhores operadoras de mundo, com acompanhamento rigoroso de indicadores de segurança de processos. Esse elenco de providências, em constante aperfeiçoamento, demonstra claramente a importância conferida pela Petrobras às questões de segurança e à busca da excelência operacional em seus serviços de transporte aéreo.
Blog Fatos e Dados - PETROBRAS (AQUI)
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário