Ministério das Comunicações pode interromper serviços da Globo


Órgão vai analisar imagens de suposto estupro e emissora pode sair do ar

Brasília - O Ministério das Comunicações se manifestou sobre a maior polêmica da história do Big Brother Brasil, envolvendo Monique Amin e Daniel Echaniz. Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, o órgão informou que vai identificar por meio das imagens se a TV Globo realmente exibiu um suposto estupro dentro do programa.

Caso forem provadas que as imagens "causaram constrangimentos" ao telespectador, o Ministério irá instaurar um processo cujas sanções incluem multa e interrupção dos serviços da emissora.

Leia o comunicado na íntegra:

"Inicialmente, o Ministério das Comunicações vai identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo, emissora outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, fiscalizada pelo ministério, ou apenas nos canais de TV por assinatura, fiscalizados pela Anatel, nos termos da Lei Geral de Telecomunicações - LGT.

Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação. As imagens serão analisadas e, se estiverem em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão e com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a transmissão de espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico (art. 38, alínea "d" do Código Brasileiro de Telecomunicações - Lei n˚ 4.117/62 - c/c art. 28, item 12, alíneas "a" e "b" do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão - Decreto n˚ 52.795/63), será instaurado Processo de Apuração de Infração neste ministério, cujas sanções cabíveis incluem a interrupção dos serviços (Parágrafo único do art. 63 e multa nos termos do art. 62 do mesmo Código).

Paralelamente, foi solicitado à Anatel que faça também a verificação da veiculação nos canais de TV por assinatura".


Polícia investiga o caso

O edredom e as roupas íntimas de Monique Amin e de Daniel Echaniz, dupla envolvida na maior polêmica da história do ‘Big Brother Brasil’, já estão em poder da polícia para identificar possíveis traços de sêmen. Mesmo após a modelo ter se negado a registrar queixa e fazer o exame de corpo de delito nesta terça-feira, inquérito foi instaurado para investigar a possibilidade de crime de estupro de vulnerável (pessoa sem condições de reagir).

Os ‘brothers’ prestaram depoimento na casa do ‘BBB’, no Projac, em Jacarepaguá. Eles foram ouvidos separadamente, por 1h30, pelo delegado da 32ª DP (Taquara), Antônio Ricardo Nunes. A dupla negou que tenha feito sexo sob o cobertor. Daniel foi ouvido como testemunha. Monique foi acompanhada por quatro advogados da emissora. Segundo o delegado, a estudante afirmou que tudo o que se lembra ocorreu de forma consentida.

“Eles confirmaram que ficaram embaixo dos cobertores com o consentimento de ambos. Eles se tocaram, mas negaram que houve relação sexual. Mesmo após ingerir bebida alcoólica, ela tinha condições de dizer não”, afirmou o delegado, que encaminhou o edredom, a calcinha e a cueca usados por eles na noite do fato à perícia.
Delegado esteve no Projac e ouviu os BBBs | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
O delegado vai confrontar as imagens com os depoimentos para apurar se Monique sabia o que acontecia. “Queremos confirmar se houve relação sexual com ela inconsciente. Se houver divergências, vamos ouvi-los de novo ou fazer acareação (depoimento com envolvidos frente a frente)”, afirmou. Ele não descarta ouvir outros participantes. Nunes ressaltou que a TV Globo não deve ser responsabilizada.

A promotora Christiane Monnerat disse que, se houver indício de que Monique não tinha capacidade de reação, o Ministério Público pode denunciar o caso, independente da vontade dela. Na casa, ninguém comentou o episódio. Em conversa no confinamento, Monique revelou que não usa anticoncepcional. E cortou o ‘brother’ Rafa, quando falou que ela tinha ‘se arrumado’ na noite do suposto estupro: “Deleta o que você falou”, disse.
Polícia Civil mandou uma equipe ao Projac para colher depoimentos | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Em nota, a Rede Globo afirmou que Daniel não volta ao programa. A organização disse que “num primeiro momento, imagens apontavam para cena de carícias semelhante a de outras edições”, mas que análise cuidadosa revelou “comportamento inadequado” do modelo. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu informações à Globo sobre as providências.
Versões
Amor
No domingo à noite, após a cena sob o edredom ser exibida, o apresentador Pedro Bial exclamou: “O amor é lindo”. E gerou protestos na Internet.

Racismo

Na segunda-feira, o diretor-geral do programa, Boninho, inocentou Daniel dizendo que Monique afirmara no confessionário que consentira as carícias. Disse ainda que o modelo era vítima de racismo e que não seria punido.

Expulso

Daniel foi expulso ainda na segunda-feira. Após os depoimentos à polícia, Boninho afirmou: “A lei brasileira é ampla, e o que se discute é o abuso porque ela estava fora de condições. Ele saiu do programa porque passou dos limites do relacionamento com as pessoas”.

Repercussão internacional

O suposto estupro no BBB 12 ganhou as manchetes internacionais em veículos como o britânico The Guardian, que citou a reportagem de O DIA sobre a visita da polícia aos estúdios do programa. O The Guardian publicou que, antes do suposto estupro, “a primeira festa do programa foi regada a álcool e ao som ao vivo de uma escola de samba”. O Daily Mail estampou em manchete na Internet que uma participante do BBB foi “estuprada ao vivo na TV”, após se embriagar.
Fonte: O Dia
←  Anterior Proxima  → Página inicial

31 comentários:

  1. Globo fora do ar? kkkk Me engana que eu gosto. Olha o que os caras inventam pra mostrar que tão trabalhando.

    ResponderExcluir
  2. Ja houve sexo em edições anteriores e ninguém falou nada. Por que será que dessa vez foi assim??? De qualquer maneira, o BBB é um programa fútil, banal, feito pra alienar o brasileiro e gerar um lucro exorbitante. Não assisto e não uso produtos de marcas que patrocinam o BBB. São empresas sem ética e sem um compromisso com a cultura do pais. Apoiar um programa desse tipo é incentivar a ignorância, a burrice.

    O Bicheiro, o seu guia do Jogo do Bicho.

    http://obicheiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. tinham que cancelar essa merda, o SBT tinha qeu passar chaves nesse horario

    ResponderExcluir
  4. Se as autoridades levassem a LGT a sério, a Globo já estaria fechada. Então não vai ser dessa vez que vamos nos livrar dela, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Não rolou estupro. Fim.

    ResponderExcluir
  6. Po..tem tanta coisa mais grave e série para as autoridades se preocuparem e estão ainda falando disso???......
    Poxa isso esta sendo um prato cheio pras outras emissoras pq estão tendo noticia e matéria para falar e falar por muitos meses ainda.. tipo o programa da sonia abrao que só é movido em assunto de outras emissoras em especial a globo...esse assunto vai correr até o ano que vem ainda... kkk, se a vitima que no caso foi ela..... esta tranquila sossegada gozando de felicidade no programa..... e ja disse que nao houve estupro e o cara tambem ... pq ambos estavam sob o efeito de bebida alcoolica.....entao que encerre este assunto que ja esta ficando chato, vamos nos preocupar com coisas mais sérias como , Hospitais sem leitos, sem equipamentos, politicos q roubam , roubos, estupros de verdades.....

    ResponderExcluir
  7. Parece que surgiu uma vaga no BBB

    ResponderExcluir
  8. Quem dera que isso fosse verdade. Essa droga de Big bosta Brasil tem que sair mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Bem que eu queria que isso fosse verdade. Big bosta Brasil tem sair mesmo. Essa carnissa filha de uma puta da arrombada fica alienando as pessoas e as crianças

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo viu a cena, menos luiza que ta no canadá

    ResponderExcluir
  11. tanta coisa acontecendo nesse pais e o MP junta com, a policia não tem nada melhor para fazer nao? Os políticos estão estuprando esse país a decadas e ninguem faz nada.

    ResponderExcluir
  12. foda se bbb so gosto de ver as gostosas de la tomando banho

    ResponderExcluir
  13. mais fácil a globo tirar o ministério do ar

    ResponderExcluir
  14. Isto seria um "orgasmo virtual" !!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Todos esses programas nacionais são um estupro aos meus olhos... Isso é tudo falcatrua de outras emissoras querendo atacar a Globo.. por mim proibia um monte de programas lixo que aparecem na TV brasileira. Sou muito mais os seriados americanos, até reality show dos EUA é beeem melhor!

    ResponderExcluir
  16. aham, senta lá ministério publico....

    ResponderExcluir
  17. Isso, vamos trabalhar cambada...querem mostrar serviços então vamos trabalhar...bando de hipócritas

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez a Globo, através de um programa(BBB),mostra sua falta de bom senso e de comprometimento como qual uma rede de telecomunicação deve proceder, entretanto é sarcástico o modo declarado acima,"a globo poderá ser censurada" infelizmente a mesma é a maior RESPONSÁVEL no processo de depravação de nossa sociedade, processo esse em que a própria justiça contempla, afinal deixar a população se entreter com coisas furteis é seu principal objetivo, pois em quanto o país esta preocupado com a acusação GLOBAL(BBB), que a meu ver já foi muito bem resolvida desde o momento em que ambas as partes envolvidas na cena teatral desse reality show, disseram que o que ouve entre ambos foi um "LANCE OU UMA FICA", ninguém estará antenado nas ações duvidosas de alguns representantes sem moral e ética do nosso país.
    #Fica a dica#
    Esse país que quer sediar um evento mundial? O país que prefere gerar confusão e de um modo apologizar um crime só pra ter o que falar em programas de tv, ao invés de encarar o fato de que ouve um ato sexual em uma emissora e em horário impróprio e nada a mais que represente um crime.
    Acho que é hora de acordar...

    ResponderExcluir
  19. Olha só " estou com uma moça em uma festa rola uma atração depois ficamos bêbados mas ainda sim vamos para a cama, começa um amaço um esfrega esfrega (coisa de bebúm) então eu durmo ela continua depois apaga também ou ela dorme eu continuo depois apago" nesse caso qual de nos dois estaria cometendo um estupro de vulnerável?
    NENHUM DOS DOIS !!!!!!
    É oque aconteceu lá, o problema e que está em rede de tv e blablablá e direitos das mulheres nada contra mas faltou interpretar a situação .

    ResponderExcluir
  20. ALOUUUUUUUUUU.... POR FAVOR GENTE: FEEEEEE3CHEMMMMMMMMMMM ESTA PORCARIA DE "REDE GLOBO!!!!!

    ResponderExcluir
  21. O ministro das comunicações esta querendo perder o emprego qualque atitude tomada contra aglobo ele ta na rua,sabemos que a globo é uma das empresas que manda no Brasil qualque um que tentar atrapalhar as suas atividades vai se dar mal,inclusive a presidente Dilma.

    ResponderExcluir
  22. Por mim pode tirar do ar, nada da Globo presta.

    ResponderExcluir
  23. Tu ta de Brincadeira ne 002, fechar a Globo, tu e um fanfarrao, pede pra sair.

    ResponderExcluir
  24. isso é quase impossivel,o povo gosta de historias.afff.

    ResponderExcluir
  25. baaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. realamente a Globo n produz mt cultura...mas em qualidade supera em anos luz qualquer outra emissora aqui do brasil.Esse pais é tão foda (no mau sentido) que oq temos de melhor e a Globo msm ;(

    ResponderExcluir
  27. As imagens serão analisadas e, se estiverem em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão e com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico,

    ISSO EH UMA PIADA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    tudo q a record publicou sobre a imunda rede globo esta certo :
    sao uma diarreia visual e cultuaral , quem paga somos nos brasileiro q temos q aprender q a vida eh sempre so intrigas , traiçao homosexualismo, chega de novelas!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. DEVERIA ACABAR COM ESSE LIXO DE BBB UM BANDO DE TRANQUEIRAS FALANDO ASNEIRAS A GLOBO DEVERIA LEVAR UMA MULTA MILIONÁRIA TIRAR DO AR POR UMA SEMANA PENSA QUE AS PESSOAS SÃO IMBECIS.

    ResponderExcluir
  29. o imperio romano foi abaixo pq a globo nao pode ir tbm??

    ResponderExcluir