VEREADORES DE SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA DERAM 10 DIAS PARA BETO AZEVEDO


 Prevista para começar às 17h, a sessão na Câmara de São Francisco de Itabapoana começou com uma hora e meia de atraso e o plenário estava cheio, sendo necessária a presença da Polícia Militar. O presidente da Câmara de São Francisco, Florentino Cerqueira, conhecido como Tininho, chegou por volta das 16h50 e se reuniu com os demais vereadores para definir o futuro do prefeito de SFI, Beto Azevedo. Na sessão, ficou definida a criação de uma nova Comissão Processante, que dará dez dias ao prefeito para explicações. Beto foi solto nesta terça-feira após cinco dias de ser preso na operação da Polícia Federal Renascer, que investiga suposto desvio de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito chegou por volta das 18h30 a São Francisco, acompanhado de seus advogados. Em entrevista a uma rádio da cidade, Beto disse que vai provar sua inocência. A expectativa é que ele reassuma à prefeitura ainda esta noite.

Tininho se reuniu com outros vereadores na sala da presidência. Os vereadores queriam o afastamento imediato de Beto. O vereador Fabinho do Estaleiro foi um dos primeiros a sair da reunião e afirmou que há impossibilidade do afastamento neste primeiro momento, já que uma nova Comissão Processante deverá ser aberta. A anterior, segundo ele, já se expirou. Sendo assim, Beto Azevedo terá tempo para responder às acusações da Câmara, seguindo à frente da prefeitura.

Segundo o presidente da Câmara,  na sessão desta terça-feira será lido relatório da Comissão Processante anterior e foram escolhidos os vereadores que vão compor a nova comissão. A desta criação, o prefeito terá dez dias para dar explicações, podendo assim ser aberto o processo de impeachment contra ele. Para que isso aconteça é preciso 2/3 do Legislativo. Beto contaria atualmente com apoio de apenas dois dos nove vereadores da Casa, mas na sessão desta terça-feira todos votaram a favor da criação da Comissão Processante, indispensável para o afastamento do prefeito, segundo o que determina a Lei Orgânica do Município.

— Não há condições de ele (Beto Azevedo) continuar na Prefeitura depois de tudo o que aconteceu aqui na cidade. A população está revoltada, mas a Câmara tem que seguir todos os trâmites legais. Decidimos colocar em votação a criação de uma CP - Comissão Processante para julgamento do prefeito. Estamos agindo dentro da Lei. Com a CP o prefeito tem 10 dias para se manifestar — afirmou o vereador, acrescentando que a operação Renascer comprovou o que a CPI da Saúde já havia apurado em suas investigações.

A nova CP é presidida por Fabinho do Estaleiro, que é o presidente da CPI, a relatora é Adriana da Silva Coelho e o membro é Cláudio Luiz Henrique. Todos foram escolhidos através de sorteio.

Antes da chegada dos vereadores várias faixas foram colocadas em frente ao Legislativo exigindo dos edis uma punição maior ao prefeito. As faixas foram retiradas e uma breve confusão aconteceu do lado de fora da câmara. O policiamento foi reforçado e o clima seguiu tenso durante a sessão. Muita gente ficou nos corredores de acesso ao plenário. Mas a maior concentração de pessoas foi  na Avenida Edenites da Silva Viana, em frente ao prédio da Câmara. Duas viaturas da Polícia Militar e agentes da Empresa Municipal de Trânsito reforçaram a segurança e o trânsito, inclusive em frente à prefeitura após o término da sessão na Câmara. Várias pessoas também foram para a porta da sede do Executivo, esperando que Beto apareça.

Em liberdade — Apesar ter expirada ontem, a prisão do prefeito Beto chegou ao fim apenas no início da tarde desta terça-feira. Ele saiu do presídio de Bangu 8 e, segundo seu advogado João Paulo Granja, segue direto para a cidade onde reassume a prefeitura.  Junto com o prefeito, foram liberados o atual e o ex-secretário de Saúde, respectivamente, Cristiano Sales e Fabiano Córdova. Mais cedo, o casal de empresários Fabel Silva e Juliana Meirelles, donos da Clínica Fênix, já haviam sido soltos.

Quanto ao prazo de dez dias dado ao prefeito para explicações na Câmara, o advogado João Paulo Granja informou que foi uma decisão justa  e que segue o que determina a Lei. "Os vereadores estão respeitando a legitimidade do que prevê uma comissão e acima de tudo o direito de defesa", destacou.

Durante a viagem do Rio de Janeiro para São Francisco de Itabapoana, quando já chegava próximo de Macaé, o prefeito concedeu entrevista à Rádio São Francisco FM e disse que está sendo injustiçado, e que vai provar sua inocência. "Quando fiquei sabendo do que estava acontecendo na saúde, abri uma sindicância e mandei apurar tudo. A própria Câmara abriu uma CPI e o relatório da CPI concluiu que o prefeito não tem nada a haver com isso. Mas, infelizmente existe por trás um jogo político sujo. Deus vai mostrar quem é Beto Azevedo. Eu quero continuar morando em SFI e jamais iria fazer parte deste jogo sujo. Vou provar a minha inocência!", disse.

O delegado da Polícia Federal, Paulo Cassiano, não pediu a prorrogação por entender que as investigações e análises dos documentos foram satisfatórias.

Com informações do Blog do Paulo Noel./ Folha da Manhã
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Não acredito. Então ele foi sorteado na loto umas três vezes, pois só assim se justifica a conquista de um patrimonio como o dele em apena três anos. Com certeza o salário de prefeito não daria.... Ou será o milagre da multiplicação?.... hahahahahah

    ResponderExcluir