Site Ururau: Câmara cassa mandato de Beto Azevedo, prefeito de São Francisco



Depois de idas e vindas, o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo (PMDB), foi cassado após votação, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (17/05), na Câmara dos Vereadores.

Por 6 x 3, o Legislativo se baseou no relatório da Comissão Processante (CP), instaurada para retirá-lo de suas funções no Executivo após sua prisão. Segundo a própria relatora da CP, vereadora Adriana Coelho (PPS), as matérias veiculadas no Fantástico e no Site Ururau nas últimas semanas fundamentaram a análise da Comissão, assim como a conclusão do relatório.

Antes da final da votação, o advogado de defesa de Beto Azevedo, Dr. João Paulo Granja, e os vereadores governistas Sergio Elias da Silva, Cláudio Luiz Henriques e Kademar Cordeiro abandonaram a Plenária. Enquanto o clima de festa tomava conta das ruas da cidade, os vereadores já trabalhavam na elaboração do decreto legislativo que será enviado nas próximas horas para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) comunicando a cassação de Beto Azevedo.

Segundo o presidente da Casa, vereador Florentino Cerqueira “Tininho” Azevedo (DEM), o vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos (PR) já pode assumir suas funções de chefe do executivo. “O trabalho foi tenso, mas a sessão transcorreu na maior tranqüilidade. Cumprimos todas as exigências, preservamos o direito de defesa do denunciado e norteamos nosso trabalho com seriedade, conforme prevê a lei. Já estamos comunicando a Justiça Eleitoral e nesta sexta-feira (18/05), Frederico Barbosa Lemos assume a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana”, explicou Tininho.

Já o presidente da CP, vereador Fábio das Neves Moreira, o Fabinho do Estaleiro (PSDB), exaltou o trabalho da imprensa, que segundo ele, sempre esteve ao lado da população em todo o processo. Além disso, Fabinho fez questão de afirmar que cassar um prefeito através de uma Comissão Processante em um município tão carente com São Francisco de Itabapoana é um feito que entrará para história da região.

“É uma tristeza virmos para a Casa de Leis para cassar um prefeito por corrupção, pois nosso trabalho aqui é para debatermos temas e resoluções em prol da população. Mas não posso deixar de dizer que este é um momento histórico para o nosso município, pois conseguir levar uma CP até o fim num país onde a política está corrompida é o mesmo que ‘virar uma página’ infeliz de nossa história. É uma vitória de nossa população e que fará os próximos governantes pensarem duas vezes antes de ‘meter’ a mão do dinheiro público. Quero dizer ao novo prefeito que faça juz aos seus votos e que a Câmara estará ao seu lado nesse momento. Gostaria de agradecer a imprensa, que contribuiu ativamente para que a população tivesse seus direitos de cidadão garantidos através de um trabalho ético e comprometido”, declarou o vereador.

A relatora da CP, vereadora Adriana Coelho (PPS) declarou que esta vitória fez com que os vereadores, finalmente, pudessem sair de ‘cabeça erguida’ por fazer valer a confiança da população. “Foi difícil, mas conseguimos fazer com que a vontade da população fosse atendida. As alegações da defesa do prefeito cassado foram baseadas em acusações vazias. Saímos desta luta de cabeça erguida”, afirmou.

FREDERICO BARBOSA LEMOS FALOU COMO NOVO PREFEITO NA RÁDIO SÃO FRANCISCO Horas após o encerramento dos trabalhos no Legislativo, o vice-prefeito de São Francisco de itabapoana, Frederico Barbosa Lemos (PR) concedeu entrevista ao jornalista Paulo Noel na Rádio São Francisco FM e já falou com novo prefeito.

Frederico fez questão de dizer que a partir desta sexta-feira (18/05), pretende acompanhar de perto os trabalhos na área da Saúde e tranquilizar a população e todos aqueles que trabalham na Prefeitura. Segundo o Novo prefeito, ‘o município não vai parar’, entretanto, já adiantou  que alguns secretários deverão ser exonerados

“Aqueles que trabalham na Prefeitura, podem ficar tranquilos, porque amanhã é dia de trabalho. Já aqueles que recebem para trabalhar e não comparece a Prefeitura para trabalhar podem permanecer em suas casas. Quero dizer a população que ela já pode voltar a sorrir e que já estarei conversando com todos os vereadores, pois agora começa o momento de estabilidade em nosso município. Não cabe a mim julgar nada, e apesar de respeitar os votos de todos os vereadores, a favor ou contra a cassação, gostaria de ressaltar que a própria população queria que o prefeito fosse cassado, este é um sentimento que a população já tinha. Creio que a primeira coisa a ser feita é fazer com que o orçamento do município possa circular em nossa cidade, pois a cada ano que passa, a população aqui diminui e isso só acontece aqui, porque não a renda sendo gerada em nossa cidade. Agora chegou a minha vez e a prefeitura não é minha. Ela pertence a toda população de São Francisco de Itababoana”, declarou Frederico Barbosa Lemos ao jornalista Paulo Noel. 

ADVOGADO DE DEFESA DIZ QUE VAI RECORRER AO TRIBUNAL DE JUSTIÇANa noite desta quinta-feira (17/05), o advogado de defesa de Beto Azevedo, João Paulo Granja, disse ao Ururau que irá impetrar um recurso no Tribunal de Justiça sob alegação de imaterialidade das provas. Segundo Granja, o julgamento na Câmara de São Francisco de Itabapoana é político e baseado em suposições.

“Se a Polícia Federal não concluiu a investigação, como a Câmara investigou tudo em vinte dias? Não existem provas, não convocaram pessoas importantes. Condenar alguém por ‘ao que tudo indica’, ‘ao que parece’, ‘supostamente’. São afirmações baseadas em suposições. Não há certeza neste parecer. Fica nítido que este julgamento é político”, afirmou o advogado, ressaltando que o prefeito Beto Azevedo não irá tentar a sua reeleição no pleito eleitoral em outubro.

“Faltam poucos meses para a eleição. O prefeito não será candidato e, no meu ponto de vista, afastar o prefeito só vai gerar um clima de instabilidade no município. Sendo afastado, o prefeito vai recorrer e, com certeza, haverá muita indefinição sobre o futuro do município”, disse João Paulo.

VEJA COMO FICOU A VOTAÇÃO NA CÂMARA

Votaram a favor da cassação
- Adriana da Silva Coelho
- Fábio das Neves Moreira (Fabinho do Estaleiro)
- Jarédio Azevedo
- Renato de Buena
- Jamilton Marcelino da Silva
- Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho)

Votaram contra a cassação- Cláudio Luiz Henriques
- Kademar Cordeiro
- Sergio Elias
Fonte:Site Ururau  Foto Ururau
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário