A VOZ DAS URNAS


No período da Ditadura, ou seja, antes da fusão, o antigo estado da Guanabara era um estado que sempre se rebelou contra o regime. Naquele período onde os governadores eram eleitos de forma indireta era comum o MDB, partido da oposição, a época, ter maioria na Assembléia e indicar o Governador. Salvo melhor juízo Negrão de Lima foi um deles e Chagas Freitas uma vez. 

O Generais aborrecidos ao terminar a Ponte Rio Niterói criaram o processo de fusão entre o Estado do Rio e o Estado da Guanabara. No Estado do Rio antigo sempre prevaleceu a vontade dos dirigentes da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido do governo. Nos dias atuais parece que a fusão só existiu no papel. A prova disso é o desempenho da força do governador no antigo Estado da Guanabara e dos ex-Governador Garotinho e ex-Deputado no antigo estado, considerando que Garotinho e Rosinha foram avaliados como os melhores Governadores para os Municípios da Baixada e do interior. 

No Tribunal também era muito comum os juízes dizer "o Desembargador tal é do antigo Estado" ou seja, de Niterói. Petrópolis, Campos e etc. Até no cafézinho, lá no Tribunal, a época, existiam os grupos diferentes. Ontem Garotinho, o Governador que veio do interior deu mostras de que o povo, principalmente o povo mais sofrido, jamais o esqueceu. A vitória no Município de São Gonçalo foi uma das provas mais nítidas de que por mais simples que seja o cidadão ele está sempre coberto de sabedoria. 

Mas como iniciamos. Gostaríamos de passar para você nosso leitor esses questionamentos: Será que a fusão realmente existiu? Ou ela continua sem ser diluída no coração daqueles que vivem na capital? Porque nós do interior em alguns momentos ainda somos discriminados na capital. Quem ainda não teve ou não recebeu qualquer tipo de discriminação quando diz que é do interior do Estado!? Aí fica a grande pergunta a vontade dos Generais da época, aborrecidos com o MDB valeu a pena? 

O blog voltará o assunto...
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário