TENTATIVA DE ROUBO CAUSA VAZAMENTO DE ÓLEO NO RIO PARAÍBA DO SUL


Uma tentativa de roubo terminou em um incidente ambiental que atinge o rio Paraíba do Sul, na altura da divisa entre São José do Barreiro (SP) e Resende (RJ). O problema, que só foi identificado na segunda-feira (6), um dia depois do crime, ocorreu depois que assaltantes estouraram um duto de óleo diesel da Transportadora da Petrobras (Transpetro) que passa na zona rural de São José do Barreiro.

“Aparentemente eles [assaltantes] não tinham noção do que estavam fazendo nem da quantidade e força do óleo que iria sair depois que eles estouraram a válvula”, afirmou o delegado José Antônio de Paiva Gonçalves, titular da seccional de Cruzeiro, que vai coordenar as investigações. "Depois que viram que a quantidade era tanta e não tinha como ser roubada, eles deixaram o local", afirmou. Segundo ele, a polícia do Rio de Janeiro também será acionada para auxiliar na investigação do crime.
O ponto de vazamento de óleo só foi identificado na segunda-feira (6) depois que mais de 8 mil litros de óleo diesel já tinham vazado no Rio Formoso, em São José do Barreiro (SP), atingindo em seguida o Rio Paraíba do Sul, que é responsável pelo abastecimento de água de mais de 12 milhões de pessoas só no Estado do Rio de Janeiro.
O Chefe da Defesa Civil de São José do Barreiro, Antônio Silva, afirmou que 70 homens de empresas terceirizadas da Petrobras trabalharam na segunda-feira (6) para tirar o óleo do local do vazamento.
Veja nota da Transpetro:
Em relação à ação dos criminosos que provocaram o vazamento de um duto da Transpetro, ao danificarem uma válvula para furtar óleo diesel, a Companhia esclarece  que continua mobilizando todos os recursos necessários no intuito de conter os impactos para a população e o meio ambiente decorrentes dessa ação criminosa - que prejudica não só a empresa, mas toda a sociedade. Os trabalhos de contenção do produto estão sendo realizados em parceria com a Defesa Civil.
Desde o início da ocorrência, a empresa mobilizou os Centros de Defesa Ambiental da Petrobras do Rio de Janeiro e São Paulo, e o Centro de Resposta a Emergência da própria Transpetro.  Foram mobilizados cerca de 100 homens, barreiras de contenção e barreiras absorventes. As equipes da Transpetro estão utilizando helicóptero, barcos de apoio, caminhões vácuo, caminhões-tanque, entre outros equipamentos.
Os criminosos invadiram as instalações da Transpetro, em São José do Barreiro (SP), na noite de domingo (5/5).  Assim que detectou a ação criminosa, o Centro Nacional de Controle Operacional da Companhia bloqueou a movimentação do diesel no duto. O combustível atingiu os rios Formoso, Sesmaria e Paraíba do Sul.
A ação criminosa foi comunicada às autoridades competentes, incluindo os órgãos ambientais. A empresa registrou ocorrência na delegacia policial e espera que essa quadrilha de furto de combustíveis seja desbaratada o quanto antes, com a consequente punição dos criminosos.
Fonte e fotos: G1
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário